A dolorosa saga vivida pela raça negra




A gente abre um espacinho para a literatura, muito embora este seja um blogue dedicado unicamente ao desporto.

É que nesta fase de exílio doméstico forçado, dou prosseguimento, à leitura de “Escravidão – Vol. 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.”

Trata-se do primeiro de três livros sobre o tráfico negreiro, que não só tinha o Brasil como destino, mas outros países das Américas e da Europa.

Episódios os mais chocantes, que fazem o leitor compreender melhor os horrores a que durante séculos, a população negra africana era submetida, são contados com uma impressionante riqueza de detalhes.

Do autor, o jornalista e historiador paranaense Laurentino Gomes, já tinha lido a obra relativa à História do Brasil, composta também de três volumes:
1808, focalizando a chegada da família real portuguesa ao Brasil
1822, sobre a Independência
1889, tratando da Proclamação da República).

Durante alguns anos mantive contato direto com o autor. Ocupávamos o mesmo escritório da Editora Abril, no Recife, ele à frente da sucursal da revista Veja e eu como correspondente da Placar.

Laurentino dedica aos livros que edita, o mesmo empenho com que se lançava à procura dos fatos verdadeiros e das minúcias nas reportagens que fazia.

Neste trabalho enfocando a escravidão, o autor, que se considera mais jornalista do que escritor, esteve várias vezes na África e na Europa, bem como nos Estados brasileiros, visitando pontos de embarque e de recepção dos cativos ou de seu encarceramento, enquanto aguardavam o embarque, muitas vezes demorado, para o destino. Viajavam em precárias condições, em algumas ocasiões acorrentados e trancafiados, misturados a animais.

O negócio em que a escravatura se transformou, segundo este primeiro volume da narrativa de Laurentino Gomes, contava não apenas com europeus e brasileiros, mas também com negros africanos, ávidos por fortuna. No auge do negócio eram construídos navios especialmente para atuar no aviltante empreendimento.

Comentários