Proposta de Tininho muda o formato da Série C


Atendendo proposta do presidente Constantino Júnior, do Santa Cruz, apresentada na reunião do Conselho Técnico da Série C do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (02/03), a CBF estabeleceu um novo formato de disputa para o campeonato deste ano, que inclui uma mudança em suas fases decisivas. Não haverá mais confrontos de quartas e semifinais, que serão substituídas por dois quadrangulares.
A sugestão de Constantino, conhecido popularmente como Tininho, teve a manifestação favorável da maioria dos clubes presentes.
O presidente da Cobra Coral também foi eleito para a Comissão Nacional de Clubes e passará a compor a mesa em 2020 ao lado dos representantes da Série A (Sérgio Sette Câmara, do Atlético-MG, Guilherme Bellintani, do Bahia, Mário Bittencourt, do Fluminense, Romildo Bolzan, do Grêmio, e Maurício Galiotte, do Palmeiras), e da Série B (Francisco Batistotti, do Avaí, e Leonardo Oliveira, do Paraná) e um representante da Série D a ser indicado.
Mudanças aprovadas no Conselho Técnico (Lucas Figueredo/CBF)


VIAGEM DE ÔNIBUS MENOR
Houve mudança também na questão logística da competição. O torneio, que tem a estrutura de transporte e viagens bancada pela CBF, tinha deslocamentos de avião garantidos para distâncias a partir de 700 quilômetros. Agora, o limite para viagens de ônibus diminuiu para 500 quilômetros.
Foi também resolvido que a Série C vai seguir o mesmo critério das Séries A e B e passará a vetar a venda de mando de campo a partir de 2020.
O mesmo acontece com o limite de jogadores. Um grupo de no máximo 40 atletas poderá ser inscrito até o dia 29 de julho, com oito substituições possíveis até 19 de agosto (anterior à 15ª rodada).
SANTA COMEÇARÁ FORA
A primeira rodada do campeonato que corresponde à terceira divisão nacional, será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez jogos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase.
A abertura da Série C terá os seguintes confrontos:
Grupo A
Paysandu x Santa Cruz
Treze x Imperatriz
Manaus x Vila Nova
Ferroviário x Botafogo-PB
Jacuipense x Remo
Grupo B
São José-RS x São Bento
Brusque x Ypiranga
Ituano x Tombense
Boa Esporte x Volta Redonda
Londrina x Criciúma
SEGUNDA FASE DIFERENTE
A mudança no regulamento fica por conta da segunda fase. Nos anos anteriores, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semis.
A partir de 2020, o desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada.
De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B.
Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A.
Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.
Grupo A:
Botafogo-PB
Ferroviário
Imperatriz
Jacuipense
Manaus
Paysandu
Remo
Santa Cruz
Treze
Vila Nova
Grupo B:
Boa Esporte
Brusque
Criciúma
Ituano
Londrina
São Bento
São José-RS
Tombense
Volta Redonda
Ypiranga
Segunda-fase

Grupo 1
1º do B
2º do A
3º do B
4º do A
Grupo 2
1º do A
2º do B
3º do A
4º do B
(Fonte: Boletim Informativo da CBF)

Comentários