Futebol e Essa Coisa Toda - LENIVALDO ARAGAO



A PRAGA ENTROU EM CAMPO – A desgraça que atemorizava a Ásia parecia apenas uma ameaça distante, menos para o mundo científico, é claro. No entanto, virou uma triste e pungente realidade. O futebol pernambucano acaba de ser diretamente atingido, com a pandemia chamada Corona vírus atingindo o presidente do Náutico, Edno Melo, e o comentarista da Rádio Jornal Maciel Júnior. Oremos para que consigam dar a volta por cima.



TIROU O TIME – Por causa do Corona vírus, o Decisão foi mais um clube pernambucano a dar uma parada, o que que não estava no seu roteiro. Como sustentar um plantel, se dinheiro não entra? Não existem mais os mecenas que despejavam o vil (não tanto) metal nos times. Se o Estadual for reiniciado, o clube de Bonito terá que reagrupar seus profissionais. O Decisão é apenas mais um não só em Pernambuco, mas neste imenso território nacional.

TEMPO DO RONCA – Sem analogia com o Decisão, quando o futebol ainda engatinhava em Pernambuco, os clubes em dificuldades para botar o time em campo tinham o direito de entregar os pontos antecipadamente ou não comparecer a campo, perdendo por WO. Havia limite, de acordo com o regulamento. Se abandonasse o campeonato, seria punido pela Liga Sportiva Pernambucana.

RODADA FINAL – Há ainda uma rodada a ser disputada para a primeira fase ser encerrada, constante destes jogos: Afogados x Vitória, Salgueiro x Náutico, Decisão x Central, Retrô x Petrolina e Sport x Santa Cruz.

CLASSIFICAÇÃO – Só para lembrar:
1º) Santa Cruz, 22 pontos
2º) Salgueiro, 16
3º) Retrô, 12
4º) Náutico, 12
5º) Sport, 11
6º) Afogados, 10
7º) Central, 10
8º) Petrolina, 7
9º) Decisão, 4
10º) Vitória, 10

FLANANDO – Santa Cruz e Salgueiro jogarão na nona e última rodada só para cumprir tabela, posto que, de acordo com o regulamento aprovado pelos clubes, os dois estão automaticamente classificados para disputar as semifinais. Nesta fase enfrentarão os dois que passarem pelas quartas de final, nas quais estarão em ação os colocados do terceiro ao sexto lugares na primeira etapa.





SOBREVIVÊNCIA – Os quatro últimos travarão uma briga de foice num quadrangular. Do quarteto, dois sobreviverão na Série A 1 para 2021. Já a outra dupla descerá para a Série A 2.

ADRENALINA – Não obstante haver uma forte corrente contrária ao Campeonato Pernambucano, prevê-se muita emoção nos cinco jogos, com cada um dos dez times batalhando por um objetivo diferente. Diante do Sport, que ainda procurará se garantir nas quartas, o Santa Cruz vai procurar manter sua invencibilidade. 



Em Salgueiro, o Carcará pisará o gramado sem correr risco. Porém, o Náutico ainda vai ter de suar para se garantir na próxima fase.



BARULHO E SORVETEIRO - Os antigos frequentadores dos Aflitos e da Ilha do Retiro acostumaram-se ao longo das décadas com dois vendedores de lanches nos dois estádios. Eram o alvirrubro Barulho e o rubro-negro Sorveteiro. Pela convivência com gerações de torcedores, conheciam muitos pelo nome. O contato passava de pai para filho e até de avô para neto. Estavam no batente todos os dias, e muitos jogadores tinham conta corrente com eles. Enquanto Barulho vendia laranjas – e cachorro quente nos jogos – Sorveteiro negociava com o produto que lhe rendeu o apelido, trabalhando também nos jogos na Ilha. Antônio José Nunes, Barulho, veio de Suape, quando lá só havia praia e palhoças de pescadores. João Barbosa da Silva era originário de Surubim.  Em ocasiões diferentes, foram introduzidos no mundo do futebol em dia de Clássico dos Clássicos. Cada um fez sua opção.

Comentários