DE FAZER INVEJA AO ÍBIS




Em quatro anos de participação no Campeonato Pernambucano – 1955 a 1958 – foram 62 jogos, com 14 vitórias, 5 empates e 43 derrotas. Algo de fazer inveja ao Íbis, o “pior time do mundo”.

O responsável por essa pífia campanha foi o Estudantes Football Club, localizado na Av. José Rufino, no Barro, Recife. Calção e camisa azuis, listra transversal amarela na camisa, não teve forças para sobreviver e terminou tirando o time de campo. Literalmente.

Goleiro Zeca Peneira

Os números desfavoráveis na trajetória quatrienal do time carregado com muito esforço pela dupla de desportistas Laival Vasconcelos e Eleto Melo, são mais amplos, como vamos ver.

Nos 62 jogos nos quatro anos de presença no certame estadual, o Estudantes marcou 44 gols e levou 163, apresentando um saldo negativo de 119. Isso é o que pode se chamar de derrocada.

FIM DE CARREIRA
Alguns jogadores já em fim de carreira eram convidados a cada ano para reforçar o ouro-anil, mas o nível técnico da equipe era baixo e pouco se podia fazer. Alguns que passaram por lá foram Batuel (Sport), Alcidésio (Náutico), Silva (Santa Cruz), Hélio Mota (Náutico) e o goleiro Zeca Peneira (Náutico, Sport e Vitória-BA). Betoca, que acaba de nos deixar, na adolescência chegou a ser reserva de Zeca. Outro goleiro que começou Já, Dirceu, terminou sendo contratado pelo Sport.  Aliás, ele e Batuel, depois que descalçaram as chuteiras passaram a ser árbitros.

Alcidésio

No confronto com os grandes, as derrotas na trajetória do Estudantes eram uma constante, às vezes até por goleadas.

No seu último ano de participação, 1958, o Estudantes estreou no sábado 31 de maio, sendo goleado pelo América, que era dirigido por Palmeira, por 4 x 0, na Ilha do Retiro. Gols de Mangaba, 8, e Gilberto, 43 minutos do primeiro tempo, Paulo, 3 e 44 do segundo. (Este jogador, vindo de Sergipe, alguns anos depois se consagraria no Grêmio, como Paulo Lumumba).

Renda de Cr$ 7.643,00, com arbitragem de um trio internacional vinculado à Federação Pernambucana de Futebol: Anísio Morgado, português, no apito, Manoel Bello e Ramon Charquero, uruguaios, nas bandeirinhas.

América: Carijó; Geroldo e Cido; Gilberto, Rosael e Beleu; Cebinha, Mangaba, Paulo, Zezinho e Gilberto II. (Cebinha e Zezinho eram procedentes de Caruaru, do Vera Cruz e do Central, respectivamente).  

Estudantes: Betoca; Americano e Miguel; Garrafa, Washington e Dema; Couceiro, Cleto, Jerônimo, Brivaldo e Jarbas.

Outras goleadas sofridas pela ‘estudantada’ naquele ano:
0 x 8 América
0 x 6 Náutico
1 x 6 Sport
0 x 5 Santa Cruz
0 x 7 Sport
0 x 4 Santa Cruz.
Mangaba, do América

Para que não digam que não falei de flores, aqui estão as goleadas que o Íbis levou no mesmo campeonato:
0 x 8 Náutico
0 x 4 Santa Cruz
0 x 5 Náutico
3 x 6 Sport
0 x 5 Santa Cruz
0 x 7 Náutico
1 x 6 Sport


Comentários