ELY, O CINCO ESTRELAS



Por Amaury Veloso, ex-assessor de imprensa do Sport


Enquanto o futebol está parado, temos que recordar momentos em nossas vidas, que relembram fatos até engraçados e curiosos. Para os mais veteranos, especialmente o torcedor do Sport, quem não lembra de Ely do Amparo, que foi ídolo no Vasco da Gama e no Sport onde foi campeão?  Depois retornou como treinador. Diziam até que ele estava ficando meio mouco. No Sport se inventa tudo.

Ely, já coroa, forte, alto impressionava. Um profissional especular e homem de caráter.
Saímos do Recife para jogar no Ceará. Ely sempre foi bom de papo. E após jantar, almoço e café da manhã, apareciam as resenhas.
Porém, tiramos um momento para passear durante uma parte da noite nas ruas centrais da capital alencarina. E curtindo os momentos de folga.

Ely, técnico do Sport, com o goleiro Valdir, em 1969 (Na boca do gol)


Entramos numa lanchonete Lembro como se fosse hoje. Solicitei uma cartola e ele apenas um suco de laranja. Saímos do local e continuamos andando. De repente, chegamos numa famosa praça da Terra de Iracema. Era a conhecida Praça do Ferreira. E paramos, sentamos num dos bancos. O assunto é claro, o futebol. Ele me contando detalhes de sua passagem pelo Vasco e a passagem como atleta do Sport.

Aos poucos não demorou muito para eu sentir que estávamos num local impróprio. E cercados por algumas pessoas. Até pensei que fossem torcedores que conheciam o referido treinador. Nos enganamos. A Praça do Ferreira era conhecida, na época, como a praça dos gays, na época, dos frangos. E Ely ficou furioso. "Vamos sair daqui, se não vão pensar que pertencemos a este tipo.”
Ele levantou e um deles disse: “Que homem cinco estrelas. Vai embora bem?” E mesmo calmo, dizia o treinador. "Não gosto desta fruta.”
Quando chegamos no hotel, um funcionário disse:" Nesta praça só tem bicha". E caímos na risada.
Este tempo nunca mais voltará em nossa vida.
https://static.xx.fbcdn.net/rsrc.php/v3/yz/r/gGPRzHuW8qT.png

Comentários