O grande Betoca nos deixou

(Foto: blog de Fernando Machado)



O desporto pernambucano perdeu, neste domingo (7), Gilberto Prado, o grande Betoca. Grande na altura, e na conduta, através da vida. Entre as várias atividades que desenvolveu, foi jornalista esportivo; goleiro – cheguei a cobrir jogo dele, pelo Estudantes do Barro, no Campeonato Pernambucano; técnico de futsal, assessor de imprensa da Prefeitura do Recife, na gestão de Gilberto Marques Paulo, depois da Câmara Municipal etc.

O pai, Diógenes, foi um exímio goleiro do Santa Cruz e do Sport. Como torcedor, o filho pendeu para os lados do Arruda.

No futsal esteve à frente da equipe do Náutico, eneacampeã pernambucana e campeã brasileira.

Nos últimos anos, essa figura que está nos deixando de uma vez por todas, sofria imensamente com uma diabete que o consumia aos poucos, embora não tirasse seu gosto pela vida e a satisfação em ajudar quem o procurasse.

Vivi muitos episódios com ele, um dos quais, em 1965, no amistoso em que Pernambuco venceu a Alemanha, na Ilha do Retiro, por 1 x 0, gol do maranhense Gojoba, do Sport. Terminado o jogo, eu pelo Diario de Pernambuco e Betoca pelo Jornal do Commercio, entramos no vestiário alemão, seguindo o intérprete.

Ao sermos apresentados ao técnico Helmut Schon, fomos por ele enxotados na base do esporro, em alemão, é claro, e tivemos que sair às pressas. Ele ria muito quando relembrava o fato. No ano seguinte, ou seja, 1966, com os mesmos jogadores, Schon leva a Alemanha a sagrar-se vice-campeã mundial, dando um sufoco na Inglaterra, levando o país organizador e campeão a uma prorrogação, com direito a um gol protestado pelos vice-campeões.

Helmut Schon (internet)


Comentários

  1. Como era gostoso conversar com Betoca; em qualquer assunto, além do futebol. Tive esse prazer em tantos encontros semanais, desde os anos de 1960, nos bares o botecos do bairro de Campo Grande, junto a tantos incontáveis amigos, a exemplo de Nino, Lala, Dodó , Aldênis, Flávio,Tarcisio, Cal, Milton,Tancredo, e outros. Que o nosso Deus o receba na santa paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário