OS PAPÕES




Você conhece o Papão do Norte? Errou, se pensou no Paysandu de Belém, cidade localizada em plena região nortista. O bicolor, como é conhecido o Paysandu Sport Club, fundado em 02/02/1914, é o Papão da Curuzu porque se localiza na Travessa Curuzu – o nome é uma alusão à Batalha de Curuzu, na Guerra do Paraguai.

O Paysandu recebeu esta denominação em referência a outro episódio histórico, a Tomada de Paysandu, quando uma tropa do Império do Brasil apoderou-se daquela cidade uruguaia, em 01/12/1864,depois de dominar a forças do Partido Colorado, na Guerra do Uruguai.

Com 47 troféus, o clube alviazulino  é o que mais vezes foi campeão até agora no Campeonato Paraense. Além de outros feitos, é o único da Região a ter participado da Taça Libertadores das Américas. É o mais popular da terra marajoara.

Já o Papão do Norte, é o Moto Club, do nordestino Estado do Maranhão. Oxente! Simbolizado pelo horrendo bicho imaginário, o Moto surgiu em 13/09/1937, quando o Maranhão pertencia à Região Norte. Ganhou a alcunha, depois que levantou um torneio em Belém, vencendo o Paysandu e o Fortaleza. 

Na disputa do Campeonato Maranhense tem o mérito de ter sido heptacampeão, de 1944 a 1950, conquista essa jamais igualada.


Comentários