Ypiranga saiu da simplicidade e hoje é importante



 
Primórdios do Ypiranga: Dorotéia Balbino (madrinha do time),Geraldo Bernardino, Mário Limeira Alves, Zé Paulo, Miguel Jerônimo, Pedro Paulo, João Preto, Zé Fuminho (goleiro), Otávio Limeira Alves, Zé Pequeno, George, Macaco, Zé Dantas, Florzinho, Artur Massa Bruta e Inácio Cesário Aragão

Santa Cruz do Capibaribe, a cidade onde nasci, situada na região do Médio Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, tem duas instituições que orgulham seus filhos. São elas a centenária Sociedade Musical Novo Século, fundada em 04/10/1900, e a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, que nesta sexta-feira, 03 de julho completa 82 anos, pois surgiu em 03/07/1938.


Um de seus fundadores, Otávio Limeira Alves, há muito tempo falecido, tem seu nome eternizado no estádio, desde 1954 por iniciativa minha e do primo Fernando, conhecido como Fernando de Ivo Paca. Justa homenagem a um dos principais colaboradores da atual Máquina de Costura, que jovem ainda passou a viver postado numa cama, em consequência de uma paralisia. Mesmo assim, muitas decisões importantes relacionadas ao clube eram tomadas no quartinho vizinho à sua residência, onde vivia, sempre cercado de amigos. O terreno onde o Ypiranga firmou raízes e cresceu foi doado pelo famoso coronel Luís Alves, o pai de Otávio, um grande empreendedor, na época o homem mais rico da Terra das Confecções.

Padre Zuzinha: pontapé inicial (Foto: Blog Ney Lima)

Uma das figuras mais notáveis da história de Santa Cruz foi o primeiro presidente do Ypiranga. Falo do padre José Pereira de Assunção, o famoso Padre Zuzinha, que também presidiu a Novo Século, e que em duas oportunidades foi prefeito da cidade. Morreu em 05/10/1983 aos 72 anos de idade.

O Ypiranga da minha época teve suas passagens e seus ídolos memoráveis. Sempre ouvi falar de uma inesquecível visita do poderoso Central de Caruaru à nossa terra. O Central com o célebre Tutu foi recebido com dobrados e frevos executados pela Novo Século e discursos.

Não saem da minha memória os embates com o Humaitá da vizinha Brejo da Madre de Deus e os jogos com times de lugarejos da Região. Vale salientar que Santa Cruz era uma pequena vila pertencente ao município de Taquaritinga do Norte, tendo se emancipado em 29/12/1953.

Da minha infância recordo alguns jogadores que povoavam as conversas e a admiração da minha geração, como o goleiro Zé Fuminho, Pedro Paulo, Pedro Rododó, Guila, Macaco e muitos outros, substituídos no correr dos tempos por Ambrósio, Vicente, Lulu, Joaozinho, Totonho, Toinho, Afonso, os irmãos Biu da Barra, Arnon, Zé Pretinho, Dida etc.

Em pé, Heleno, Zé Joventino, Nelson Nego Rico, Zé Lopes, Bertino e Ci; agachados, Til, Joãozinho, Toinho, Dida e Biu Camelo
Hoje o Ypiranga está em outra. Em 1993 profissionalizou-se e passou a disputar competições promovidas pela Federação Pernambucana de Futebol e até pela CBF. Seu nome ultrapassou fronteiras e o alviazulino do Agreste Setentrional tornou-se respeitado até mesmo longe de seus domínios.

Daqui cumprimento diretoria e torcida do Ypiranga pela data magna do nosso clube.

Comentários