Pioneiros da educação física em Pernambuco


JOSÉ PINTO LAPA, presidente do Panathlon-PE


Há 60 anos, o governo de Pernambuco implantou o primeiro Curso Superior de Educação Física, com o objetivo de diplomar profissionais, tanto na área do desporto, como nos segmentos acadêmicos.

O curso localizava-se na Rua Dom Bosco, ao lado do Colégio Salesiano, e teve a primazia de ter como coordenador o professor Julio Mazzei, colocado à disposição de Pernambuco pelo governo de São Paulo.

Professor Ricardo Magalhães e alunos Reinaldo Fernandes, Alexandre Borges, Nilton Agra, José Cordeiro, OtáviomWanderley, José Pinto Lapa,, prof. Júlio Mazzei; agachados, os alunos Dinaldo Bizarro, Gilson Costa e Antônio Lima, que não concluíram (Foto: Divulgação)


Com a necessidade pedagógica de executar o curso, tornou-se necessário importar profissionais graduados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para, com os pernambucanos formados na Escola Nacional de Educação Física do Rio de Janeiro e Polícia Militar de São Paulo, compor o quadro docente do referido curso, tendo como diretor o médico Álvaro Ferraz.

Júlio Mazzei, coordenador do curso, docente das disciplinas de Educação Física Geral e testes de Experimentações, experiência acadêmica em São Paulo, na França e nos Estados Unidos. No ano de 1962 retornou para São Paulo e assumiu a preparação física do Palmeiras. Em seguida foi contratado pelo Santos e encerrou suas atividades como manager do Cosmos, de Nova York, e assessor de Pelé em edições de filmes relacionados aos processos de aprendizagem do futebol, nos Estados Unidos e na África.
Roberto Córcio Queiroz (Financial), docente da disciplina Voleibol, técnico de voleibol do Sport, seleções de Pernambuco, preparador físico da seleção pernambucana de futebol (origem, Minas Gerais).
Francisco Peixoto (Tito), docente da disciplina Natação, técnico de natação do Clube Português e da seleção pernambucana (origem São Paulo)
Ricardo Magalhães, docente da disciplina Futebol, técnico de futebol do Santa Cruz e do Náutico (origem Rio de Janeiro).
Fernando Soares-Atletismo
Áurea Pimentel-Metodologia
Elza Herszon-Administração Esportiva Drs. Manoel Caetano, Álvaro Ferraz, Luiz Inácio-Anatomia, Fisiologia, Metabologia e Higiene (origem Pernambuco).

Concluintes com destaque estadual, nacional e internacional:
Nilton Agra, professor da disciplina Basquetebol-FESP, diretor do DEDPE, árbitro internacional de basquetebol.
José Pinto Lapa, professor das disciplinas Natação e Práticas Esportivas-Universidade Federal Rural de Pernambuco, diretor do DEDPE, palestrante no Congresso Pan-Americano Panathlon Internacional, no México e no Chile, imortal da Academia Brasileira de Educação Física, cadeira 19.
Alexandre Borges, técnico de Futebol, no Colégio Marista, Náutico, observador técnico nas categorias infantil, juvenil e adultos para o Fluminense.
Otávio Wanderley (Bonga), técnico de natação do Clube Português.
Gilson Costa, atleta profissional de futebol do Náutico, Sport e Bahia.
José Cordeiro, professor da Secretaria de Educação de Brasília
Reinaldo Fernandes, Dinaldo Bizarro e Antonio Lima-não concluíram.

Comentários