SELEÇÃO CACARECO (20)


PERNAMBUCO ESTREIA DANDO UM ARRASO NO PARÁ

Em pé, Zequinha,Edson, Waldemar, Zé Maria, Clóvis e Givaldo; agachados, Traçaia, Paulo, Osvaldo, Geraldo e Elias (Acervo do Blog)

 no quadrangular final, Pernambuco, por intermédio da Seleção Cacareco, chegava ao novo campeonato nacional, o de 1959, com moral. A exemplo do certame anterior, que foi prolongado até 1957, o de 1959 também penetrou em 1960. De cara, a equipe da “terra dos altos coqueiros” topou o Pará e “comeu de coco”, vencendo por 6 x 2, em Belém, e 2 x 0 no Recife. 

O técnico Gentil Cardoso voltava a contar com o centroavante Osvaldo, do Sport, que pedira dispensa da viagem ao Equador. Com isso, o treinador passou a usar dois comandantes de ataque ao mesmo tempo, uma vez que Paulo permaneceu no time. 

Quem também entrou no elenco da Cacareco  foi o ponta-esquerda Mainha, campeão pernambucano de 1959 pelo Santa Cruz, sob o comando de Gentil Cardoso. Tratava-se de um autêntico bailarino com a bola nos pés. Em compensação, Goiano, também ponta-esquerda, um dos quatro reforços do início da Cacareco, fora desligado.
Por sua vez, o lateral Geroldo passava a ser mais bem olhado por Gentil, ao contrário do que tinha acontecido no Sul-Americano.

SUSTO E GOLEADA
No seu primeiro jogo no novo campeonato, em 17/01/1960, no Estádio do Souza, da Tuna Luso Brasileiro, em Belém, de saída, um susto: Edilson abriu a contagem para os paraenses aos 10 minutos. Porém, Pernambuco aos poucos foi se impondo, e o atacante Paulo empatou aos 26.

O ponta-direita Traçaia, em grande tarde, balançou a rede do Pará duas vezes, ainda no primeiro tempo, aos 40 e 44 minutos. A primeira etapa terminou com a vantagem parcial dos visitantes por 3 x 1. Na segunda fase, o placar teve esta movimentação: Traçaia (PE), 4; Leoni (PA), 14; Osvaldo (PE), 20; Elias (PE), de pênalti, 28. Placar do jogo: Pará 2 x 6 Pernambuco.



Pará: Asas; Olinto e Nonato; Mangaba, Socó e Iran; Jorge de Castro, China (Jota Alves), Edilson, Chininha e Leoni.
Pernambuco: Waldemar; Zequinha e  Edson (Geroldo);  Zé Maria, Servílio e Givaldo; Traçaia, Paulo, Osvaldo, Geraldo e Elias. Técnico: Gentil Cardoso.
Árbitro: Antônio Viug (RJ).

PARAENSES MAIS FECHADOS
O segundo encontro, disputado em 24/01/1960 teve lugar no Estádio da Ilha do Retiro, no Recife, novamente com arbitragem de Antônio Viug (RJ). A torcida pernambucana esperava nova enxurrada de gols, mas teve que se contentar com o placar de 2 x 0, tentos assinalados por Geraldo aos 12 e Paulo, 40 minutos, ambos no segundo tempo. O Pará, como se vê, desta vez jogou mais fechado e dificultou a chegada de Pernambuco à sua área.

Pernambuco: Waldemar; Geroldo e Edson; Zé Maria, Clóvis e Givaldo; Traçaia, Zé de Melo, Paulo, Geraldo e Elias. Técnico: Gentil Cardoso.
Pará: Asas; Olinto e Nonato; Mangaba, Socó e Iran; Jorge de Castro, Edilson (China), Jota Alves (Edilson), Chininha e Leoni.



Comentários