Uma visão baiana para a Copa do Nordeste





O jornal A Tarde, de Salvador, publica nesta terça-feira (21) matéria assinada por Nuno Krause intitulada “Nordestão: Tempo de preparação amplia diferença entre os clubes”. Veja o texto:
“A partir de hoje (21), a Copa do Nordeste será retomada, em meio à pandemia do novo coronavírus. Às 20h, no Barradão, Fortaleza e América-RN darão o pontapé inicial para a última rodada da fase de grupos da competição, que definirá os classificados para as quartas de final. Todos os jogos acontecerão na Bahia, com Salvador, Feira de Santana, Mata de São João e Riachão do Jacuípe como sedes das partidas.
O jogo de hoje, especificamente, não muda nada em termos de classificação, mas pode garantir ao Fortaleza a melhor campanha do Grupo A.
Com 14 pontos e seis gols de saldo, o Leão do Pici lidera a chave, e só pode perder a posição se o Bahia, que tem a mesma pontuação e cinco de saldo, o ultrapassar no critério de desempate. O tricolor baiano encara o Náutico amanhã (22), no estádio Pituaçu, às 20h. O América-RN, sétimo do grupo B, com seis pontos, já está eliminado.
DIFERENÇAS
Ainda assim, a volta da Copa do Nordeste neste momento amplia as diferenças entre os clubes de maior e menor expressão da região. O América, por exemplo, voltou a treinar no dia 1º de julho, quase um mês depois do Fortaleza, que voltou em 2 de junho.
Para que as prefeituras autorizassem o retorno das atividades esportivas, foi imprescindível que os clubes seguissem um extenso protocolo de prevenção à Covid-19, estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Naturalmente, os clubes maiores tiveram mais facilidade para negociar o retorno aos CTs.
O River-PI, por exemplo, último colocado do Grupo A, com apenas quatro pontos, ainda não conseguiu a liberação da Prefeitura de Teresina, e só retomou os treinos no dia 12 de julho, na Cidade Tricolor, quando desembarcou em Salvador para realizar seu último jogo na Copa do Nordeste. O adversário é o Santa Cruz, que voltou em 17 de junho, e briga por classificação no Grupo B.
O Santinha é o quinto colocado, com 10 pontos, apenas um a menos do que o Ceará, quarto colocado. O resultado desse jogo pode implicar diretamente na situação do Vitória na tabela. Segundo colocado com 13 pontos, o Rubro-Negro baiano está praticamente classificado para a próxima fase. O adversário será o Botafogo-PB, no Joia da Princesa, amanhã, às 20h.
Os outros confrontos da rodada serão entre ABC e CSA, Sport e Confiança, CRB e Ceará (veja no quadro abaixo o tempo de preparação que cada clube teve, a partir do dia em que voltou a treinar).
PREVENÇÃO
Para que a Copa do Nordeste seja realizada dentro do protocolo de segurança da CBF, todos os clubes tiveram que fazer testes em seus respectivos elencos antes de viajarem a Salvador. Bahia e Vitória, que já estão aqui, realizam os exames toda semana.
Como são 12 delegações vindo para a capital baiana, a CBF bancou passagens para 26 pessoas por clube, incluindo elenco, comissão técnica, diretoria, etc. No entanto, os clubes ficaram livres para bancar a vinda de outras pessoas. A hospedagem de todos está sendo feita em Salvador, em três hotéis. Cada equipe tem um andar específico, onde os jogadores ficam isolados e saem apenas para treinar.
Três partidas da rodada final da fase de grupos acontecem fora de Salvador, e os clubes serão transportados em ônibus fretados. Antes dos jogos, os jogadores farão novo teste para o coronavírus. Caso alguém dê positivo, será imediatamente isolado.
Além disso, a Copa do Nordeste permitiu as cinco substituições, medida implementada pela Fifa para que os atletas não sintam tanto o tempo parado. Os clubes que disputam o regional já estão há mais de quatro meses sem entrar em campo.

A VOLTA AOS TREINOS
Ceará: 1º de junho
Fortaleza: 2 de junho
Náutico: 15 de junho
Bahia: 16 de junho
Sport: 15 de junho
Santa Cruz: 17 de junho
Vitória: 17 de junho
CRB: 23 de junho
CSA: 23 de junho
Botafogo/PB: 29 de junho
Confiança: 30 de junho
América/RN: 1º de julho
ABC: 10 de julho
River: 12 de julho


Comentários