A ÚLTIMA LEMBRANÇA DA CADEIA DA AMIZADE

A fachada,já modernizada do Prá Vocês (Foto: Humberto Araújo/Cortesia)

Eu ainda era adolescente em Santa Cruz do Capibaribe e ouvia a Rádio Clube de Pernambuco anunciar na voz de Célio Tavares (Cleo), Fernando Castelão, Laudenor Pereira etc., durante a transmissão de jogos, a formação da Cadeia da Amizade. Esta era constituída de emissoras do Interior, serviços de autofalantes e estabelecimentos comerciais, que se uniam à velha PRA-8, na retransmissão das partidas domingueiras.  Entre os componentes da ‘rede’ estava o “Bar e Restaurante Prá Vocês, no Pina.”

Mais tarde, já morando no Recife, conheci a casa de pasto que, justamente por causa da Cadeia da Amizade, tanta curiosidade me despertava. Passei a ser um dos seus frequentadores, incialmente bissextos, depois, com mais assiduidade.

Chico Anísio e Severino, o proprietário 

Ponto de reunião semanal de uma turma de caruaruenses ou de cidades vizinhas à Capital do Agreste, sua peixada atraía gente de todas as áreas, principalmente após o fechamento do seu vizinho Maxime. Antes de dirigir o Sport, quando vinha ao Recife, o técnico Vanderlei Luxemburgo não perdia a oportunidade de lá comparecer, com membros da sua comissão técnica do momento.

A implantação de placas nas paredes, com desportistas, empresários ou artistas dando nome a uma hipotética avenida ou praça, na cidade imaginária criada pelo jornalista Augusto Boudoux tornou a Casa mais conhecida.

A última que presenciei homenageava o ex-goleiro Wendell. Um dos seus irmãos, Wallace, antigo goleiro de futsal, onde Wendell começara, tinha cadeira cativa lá. Quisesse encontrá-lo, aparecesse minutos depois do Jornal Nacional. Era tiro e queda. Lá estava ele, dando cortadas até no vento, tomando sua cervejinha e jogando gamão. O proprietário Severino Reis, conhecido como Pivete, e o filho Samuel, rubro-negros, acolhiam gente de outras cores e bandeiras, com o mesmo afeto.



Nesta terça-feira 25 de agosto, as inúmeras placas durante décadas fixadas nas paredes do restaurante, que tanto despertavam a atenção dos frequentadores, estão sendo recebidas pela Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), através do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – Delibra.

Nem todos sabem, mas o Prá Vocês, um reduto de amigos, boêmios e contadores de histórias, como o advogado Jório Valença, nascido em São Bento do Una, absorvido por Caruaru e tomado de vez pelo Recife, fechou suas portas, deixando décadas de saudades e de doces lembranças.

Comentários

  1. Fui habitué do happy our no Maxime, e Dr Wallace era presença garantida com sua turma, Marcelo Carneiro Leão mandava apanhar crianças em Brasilia Teimosa e as reunia em farta mesa, ouvindo historias, colocando no colo(gostava de usar branco), depois da refeição fazia questao de mandar uma "quentinha" para cada mãe. Atendimento impecável do garçon amigo Severino. Temos uma amiga eternamente fofa que foi nome de viaduto na cidade imaginária, sabe quem é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário