BARRADOS NO BAILE

 

A equipe do Sport foi a Currais Novos enfrentar o ABC num jogo beneficente. Os dois times jogaram de graça, com a renda servindo para a ida aos EUA de uma professora que precisava fazer um tratamento médico. Até os jogadores dispensaram o tradicional bicho. A causa era nobre, refletiram.

A viagem levou muito tempo, pois grande parte da estrada era em terra batida. A delegação rubro-negra saiu do Recife num ônibus-lotação pertencente ao próprio Sport.

Na equipe dirigida pelo argentino Dante Bianchi (foto) figuravam Carijó, Bria, Pinheirense, Traçaia, Ney Andrade e outros. Os rubro-negros partiram na véspera do jogo, mas tiveram que fazer uma parada em Campina Grande, na Paraíba,  para conserto do ônibus. O Sport, que jogaria num domingo, só conseguiu chegar a Currais Novos por volta de meia-noite do sábado. Apesar da hora ainda havia gente na rua esperando para ver os craques leoninos de perto. Era raro uma equipe do Recife dar as caras por aquelas bandas.  

            Estádio superlotado, jogo movimentadíssimo. Equipes abertas, uma vez que ainda não existia o defensivismo exagerado que contaminou o futebol brasileiro. Foram oito gols em 90 minutos, com vitória do Sport por 5 x 3. Para fechar com chave de ouro o domingo em Currais Novos houve um baile oferecido à sociedade local.

Como só viajariam na segunda, jogadores do Sport e do ABC botaram a beca e dirigiram-se ao clube onde se realizava a festa. Qual não foi a surpresa de pernambucanos e potiguares ao serem informados de que os diretores dos dois clubes poderiam entrar, porém, os jogadores não? Só passando pela bilheteria.

Por mais que tivessem apelado, alegando que haviam jogado de graça, os atletas não foram aceitos. É que havia muito preconceito com jogador de futebol.

Rubro-negros pernambucanos e alvinegros potiguares tiveram que procurar outro lugar para se divertir, mas antes registraram seu protesto, dizendo que sem eles não teria havido jogo, e ainda mais, tudo tinha girado em torno do futebol, até mesmo aquela festa.

Conversa jogada fora. A verdade é que jogadores do Sport e do ABC foram barrados no baile. Literalmente!  

 


Comentários

  1. Olá, Sr. Lenivaldo. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. O que senhor poderia me informar sobre a presença de holandeses jogando bola nas praias do Recife por volta de 1870? Temos algum registro disso, um recorte de jornal, um diário...

    ResponderExcluir

Postar um comentário