O DIA EM QUE GARRINCHA AGITOU BELO JARDIM



(Foto: reprodução do jornal Águas do Bitury)

Agitação em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, num domingo de setembro de 1974, quando Garrincha vestiu a camisa do Santa Cruz local. Já como ex-jogador, o famoso Mané vivia divertindo os torcedores Brasil afora.

Como andava por estas bandas, o presidente do tricolor belo-jardinense, Marconi Ferreira, que foi promotor público em Santa Cruz do Capibaribe, pai do cantor Otto e do preparador físico Guilherme Ferreira convenceu sua diretoria – Zé Palito, Ismael Gouveia, Lula Lacerda, Manoel Caroço e Dr. Geraldo dos Passos – a levá-lo para uma exibição no Estádio José de Souza Cavalcante.

Foi acertado um amistoso contra o Comercial de Pesqueira. O jogo atraiu muita gente das cidades vizinhas. O Santa Cruz venceu por 2 x 1, e Garrincha teve participação nos dois gols, segundo o jornal Águas do Bitury. No primeiro, “Garrincha centrou, Paulo Sarrafo, do Comercial, na ânsia de tirar a bola da zona de perigo, fez gol contra. O juiz deu Viana.” O segundo, assinalado por Zezinho, saiu depois de uma jogada pela direita do notável camisa 7. Quino marcou para o Comercial. 

O “homem das pernas tortas” levou 60 por cento da renda e ainda ganhou um curió, presente do diretor da fábrica de doces Mariola, Hélio Leite Cavalcante.

O time do Santa Cruz que está na foto é: em pé – Ventão, Romão, Perneta, Edson, Gilberto, Adelmo, Arlindo Guindaste e Mariano; agachados – Manoel Magro, Viana, Garrincha, Zezinho e Penuca. 

O mascote, na frente de Garrincha, é o hoje preparador físico Guilherme Ferreira.

O treinador era Zezinho Mano. 

Comentários