SELEÇÃO CACARECO (25): A VINGANÇA DO REI


 Do Maracanã para o Parque Antártica, hoje Allianz Parque, após ter sido Palestra Itália. A delegação de Pernambuco não chegou a se abater com a derrota para os cariocas. Voou para saldar seu penúltimo compromisso no Campeonato Brasileiro de 1959, esperando mais dificuldades.

       Depois da ‘vingança’ do Rio de Janeiro, ainda Distrito Federal, os paulistas, que marchavam para o tetracampeonato, ou seja uma sequência de quatro títulos seguidos, e não separados, como estranhamente se contabiliza hoje, não queriam ficar para trás de seus eternos rivais.

Ao hotel onde a Seleção Cacareco se hospedou acorreram muitos “cabeças chatas” – assim os nordestinos eram chamados pelos paulistas – para desejar boa sorte aos representantes da sua Região. Os pernambucanos, claro, eram maioria.

OSVALDO ASSUSTA

No domingo 10 de fevereiro de 1960, São Paulo e Pernambuco voltaram a se enfrentar. O atacante Osvaldo, que não tinha participado do Sul-Americano, no Equador, foi a novidade de Pernambuco. O catarinense entrou em campo com muita disposição. Foi dele o primeiro gol do jogo, os 21 minutos, colocando Pernambuco à frente, no placar.

Edson, Waldemar, Zequinha, Geraldo.... A Cacareco entra em campo

O gol do Bom Crioulo, como apelidara o jornalista Aramis Trindade, serviu de alerta para o time da casa. Desta vez, Pelé, que passara em branco no primeiro jogo, na Ilha do Retiro, não deixou seus companheiros na mão.

Os paulistas, depois do susto, foram para cima, e Pelé iniciou a reação, empatando a partida aos 28 minutos, e estabelecendo a contagem do primeiro tempo.

Na segunda fase, o ‘Rei’ voltou a balançar a rede de Waldemar, aos 32, e Servilho fechou a contagem em 3 x 1 aos 34 minutos

O árbitro foi Argemiro Felix de Sena, o popular Sherlock, de Pernambuco, do quadro da Fifa. Aos 23 minutos do segundo tempo, “o homem da lei” expulsou o campeão do mundo Zito, que desferiu um pontapé em Zé Maria, num lance em que ambos caíram. A partir daí, Sherlock foi vaiado o tempo todo.

Goleiros Waldemar e Gylmar

SÃO PAULO: Gylmar; Getúlio, Olavo e Zé Carlos; Zito e Formiga; Julinho, Pelé, Servilho, Chinezinho e Pepe. Técnico: Aymoré Moreira.

PERNAMBUCO: Waldemar; Zequinha, Edson e Givaldo; Zé Maria e Clóvis; Traçaia, Osvaldo (Geraldo), Paulo e Elias. Técnico: Gentil Cardoso.

A Seleção Cacareco encerrava, assim, com uma vitória e duas derrotas, seu périplo pelo Sudeste, passando a se concentrar no encontro da volta, com Minas, no Recife, no encerramento de sua participação no certame nacional de 1959.

 

Comentários