SELEÇÃO CACARECO (Fim)

 PERNAMBUCO, VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO



A Seleção Cacareco orgulhou os pernambucanos dentro e fora do Brasil



A despedida da Cacareco, do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959 foi no Recife, no jogo de volta contra os mineiros, em 14 de fevereiro de 1960. Depois da vitória obtida em Juiz de Fora, os pernambucanos surgiam como favoritos, o que era reconhecido pelos próprios integrantes da delegação de Minas Gerais.

Enquanto pernambucanos e mineiros adentravam o campo do Estádio Adelmar da Costa Carvalho, popularizado como Ilha do Retiro, cariocas e paulistas subiam os degraus que davam acesso ao gramado do Maracanã para realizar a grande final. Como não poderia deixar de ser, festa no Recife e no Rio.

Com arbitragem de Cláudio Régis, de Alagoas, a bola começou a correr na capital pernambucana. Logo nos primeiros movimentos notava-se a superioridade da equipe da casa sobre os visitantes.


Pernambuco estava sempre incursionando pela zona defensiva do time das Alterosas, e aos 14 minutos, o centroavante Osvaldo fez a torcida vibrar ao abrir a contagem.

Apesar da tentativa de reação de Minas Gerais, os pernambucanos continuaram a mandar no jogo. Eram decorridos 31 minutos, quando a rede mineira voltou a balançar, desta vez com o ponta-esquerda Elias, de pênalti. Aos 38 surgiu o terceiro tento, assinalado pelo volante Zé Maria, o capitão do time.

Na segunda fase, Pernambuco ampliou a contagem com Geraldo, logo aos 13 minutos, o que levou a Seleção Cacareco a suavizar seu ritmo de jogo. Disso aproveitou-se Minas Gerais para marcar seu tento de honra, aos 20, com Ipojucan.

Fim de jogo, placar de 4 x 1 para Pernambuco e a conquista pela primeira e única vez do vice-campeonato no Brasileiro de Seleções pela equipe da terra dos altos coqueiros. 

Pernambuco: Waldemar, Zequinha, Edson e Givaldo; Zé Maria e Clóvis; Traçaia, Osvaldo, Paulo, Geraldo e Elias. Técnico: Gentil Cardoso.

Minas Gerais: Hélio; Tetraldo e Djalma; Isaías, Martinelli e Bico; Mosquito, Oiama, Ipojucan, Luiz (Herculano) e Toledo. Técnico: Geraldo Magela.

Zé Maria, Clóvis e Givaldo, a intermediária da Seleção Pernambucana

ENTREGA DE FAIXAS – Antes de ser desfeita, a Cacareco realizou um amistoso festivo com o Santa Cruz, na Ilha do Retiro, na entrega das faixas de campeões pernambucanos de 1959 aos jogadores do Tricolor.

Quando o Santa sagrou-se campeão, seu técnico era Gentil Cardoso, porém, com sua ida para a Seleção Cacareco culminando com o encerramento do contrato, os dirigentes preferiram contratar outro treinador. Trouxeram, do Rio, Ricardo Magalhães, nascido em Olinda, mas criado no Rio, filho que era do político, na capital da República, Sérgio Magalhães, irmão do ex-governador Agamenon Magalhães.

No festivo amistoso, o goleiro Walter, reserva de Waldemar na Seleção, atuou pelo Santa. O jogo terminou empatado por 1x1, gols marcados no segundo tempo por Paulo (PE) e Jorginho (SC).

Seleção Cacareco: Waldemar; Zequinha (Geroldo) e Edson; Zé Maria (Biu), Clóvis (Servílio) e Givaldo; Traçaia (Mainha), Osvaldo, Paulo, Geraldo e Elias. Técnico: Gentil Cardoso.

Santa Cruz: Walter; Gaspar e Nagel; Genaro, Nenzinho e Dodô; Norberto (Dando), Gildo, Hamilton, Moacir e Jorginho. Técnico: Ricardo Magalhães.

O árbitro foi Alfredo Bernardes Torres, que expulsou Geraldo, da Cacareco.

SÃO PAULO, TETRA

No jogo de volta entre Rio, na verdade o Distrito Federal, e São Paulo, este, campeão nos três certames anteriores, 1952, 1954, 1956, buscava o tetracampeonato, o que conseguiu, ao derrotar os cariocas por 2 x 1.

Russo abriu o placar para os visitantes, aos 10 minutos de jogo, decretando o placar do primeiro tempo. Na segunda fase marcaram Servílio aos 20 (SP) e Décio Esteves (RJ) aos 34 minutos.

Rio de Janeiro: Manga; Joel, Zózimo e Altair; Décio Esteves e Russo; Sabará, Moacir, Henrique, Pinga e Babá. Técnico: Tim.

São Paulo: Gylmar; Getúlio e Olavo; Zito, Formiga e Zé Carlos; Julinho, Pelé, Chinesinho, Servílio e Pepe. Técnico: Aymoré Moreira.

CLASSIFICAÇÃO DO QUADRANGULAR FINAL

1º) São Paulo, tetracampeão

2º) Pernambuco, vice-campeão

3º) Rio de Janeiro

4º) Minas Gerais

Noutros campeonatos em que conseguiu passar da fase classificatória, Pernambuco foi terceiro colocado em 1939, e quarto em 1931, 1938, 1940 e 1956.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários