SÉRIE B, PRIMEIRA COMPETIÇÃO NACIONAL APÓS PARALISAÇÃO

Com a presença do Náutico, retornando após dois anos de ausência – rebaixado em 2017, disputou a Série C em 2018 e 2019 – começa nesta sexta-feira (7), com dois jogos, a Série B do Campeonato Brasileiro, edição 2020.

O Timbu estreia jogando em Santa Catarina contra o Avaí.

Nesta sexta-feira (7), na Na Arena Pantanal, em Cuiabá, o Cuiabá recebe o Brasil de Pelotas às 19h15.

Pouco depois, às 21h30, no Batistão, em Aracaju, o Confiança joga contra o Paraná..

Para esse sábado (8) estão programados sete jogos, sendo a primeira rodada encerrada domingo (9).

A Série B é a primeira competição nacional a voltar desde a paralisação por conta da pandemia da covid-19.

Com um novo protocolo operacional e de segurança e higiene, as partidas seguem na ordem estabelecida em conselho técnico, em fevereiro deste ano. Houve mudanças no calendário e as datas base se estendem até janeiro de 2021.

A grande novidade da competição é a presença do Cruzeiro, rebaixado da Série A, e que participa da Segunda Divisão nacional pela primeira vez.

Já na primeira rodada, dois times que foram campeões da Copa do Nordeste se enfrentam. Nesse sábado (8), o Vitória recebe o Sampaio Corrêa no Barradão, às 19h.

RECÉM-CHEGADOS

A cada ano, oito times novos chegam para a disputa da Série B. Nem todos, no entanto, com a mesma animação. Quatro deles vieram da Série C e tentam agarrar a oportunidade em uma divisão mais alta do futebol nacional: Náutico, Sampaio Corrêa, Confiança e Juventude conquistaram e festejaram a vaga no ano passado.

Para outros quatro, no entanto, a participação na Série B é resultado de uma campanha decepcionante em 2019: Avaí, Chapecoense, Cruzeiro e CSA terminaram a temporada passada na zona de rebaixamento da Série A. Essas foram as primeiras quedas da história de Chapecoense e Cruzeiro.

As quatro equipes que caíram, deram vaga na elite a Red Bull Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO, que conseguiram o acesso no ano passado. 

RIVALIDADES REGIONAIS

A Série B deste ano terá como destaque algumas rivalidades regionais. Afinal, 15 das 20 equipes participantes terão ao menos um velho conhecido dos estaduais como adversário ao longo da competição.

América-MG e Cruzeiro se enfrentarão pela primeira vez na história na Série B. Ainda no Sudeste, desta vez em São Paulo, há praticamente um quadrangular do interior paulista: Botafogo, Guarani, Oeste e Ponte Preta são os representantes do Estado – com destaque para o dérbi campineiro entre a Macaca e o Bugre.

Já no Sul, inúmeros confrontos regionais também serão reeditados no Brasileirão, como: Paraná x Operário e Juventude x Brasil.

Em Santa Catarina, três potências do Estado entrarão em rota de colisão: Avaí, Chapecoense e Figueirense. Por fim, mas não menos importante, os dois maiores campeões alagoanos voltarão a se enfrentar na Série B: CSA e CRB. 

PRIMEIRA RODADA

Sexta, 7 de agosto
19:15 – Cuiabá-MT x Brasil-RS – Arena Pantanal
21:30 – Confiança-SE x Paraná-PR - Batistão

Sábado, 8 de agosto
11:00 – Juventude-RS x CRB-AL – Alfredo Jaconi
16:00 – Operário-PR x Figueirense-SC – Germano Kruger
19:00 – Vitória-BA x Sampaio Corrêa-MA – Manoel Barradas
19:00 – Avaí-SC x Náutico-PE - Ressacada
19:00 – Cruzeiro-MG x Botafogo-SP – Mineirão
21:00 -  CSA-AL x Guarani-SP – Rei Pelé
21:00 – Ponte Preta-SP x América-MG - Canindé

Domingo, 9 de agosto
11:00 – Oeste-SP x Chapecoense-SC – Arena Barueri

(Fonte: CBF)


Comentários