A REABERTURA DO JARDIM BOTÂNICO

 

Secretário José Neves Filho tem um zelo especial pelo Jardim Botânico.(Foto: Divulgação)


Daqui mando meus cumprimentos ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, pela reabertura do Jardim Botânico da capital pernambucana.

O local, muito procurado por professores, estudantes, ambientalistas e admiradores da natureza, em geral, estava vedado a visitas públicas, face o ‘furacão’ chamado Covid-19, que passou a espalhar morte e medo pelo planeta em que vivemos.

O Jardim Botânico é uma espécie de mimo nesta gestão de José Neves Filho, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Com muita razão, o secretário, o administrador e funcionários daquele recanto tão aprazível têm o maior carinho por ele. Trata-se de um pequeno, porém valioso território da Mata Atlântica, em toda sua diversidade. Podem ser apreciadas inúmeras espécies de árvores existentes em profusão em todo a vastidão nacional, quando o homem, dito civilizado, começou a explorar e desmatar as terras do Novo Mundo.

Lá, no Bosque da Fama, tive o prazer de lançar ao solo, a muda de uma planta nativa. Isso aconteceu em 2019, numa solenidade presidida pelo secretário José Neves Filho. Num ambiente esportivo, do qual Zé Neves faz parte, como ex-jogador e dirigente, vários componentes do Panathlon Clube do Recife – reúne   reúne veteranos desportistas – pelo qual fui gentilmente convidado, deram a sua colaboração para a manutenção daquela pequena, mas valiosa partícula da Mata Atlântica. Na ocasião, cada um plantou uma árvore de espécie diferente, unindo-se aos ideais de preservação que o Jardim Botânico do Recife conserva através dos tempos.



Comentários