FUTEBOL E ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 


 


ARENA TERÁ DIA DE GALA A Arena de Pernambuco, o melhor estádio da Terra dos Alto Coqueiros poderia ser mais bem utilizada, caso houvesse algum entendimento para que as decisões do Campeonato Pernambucano fossem lá. A FPF chegou a tentar, mas recebeu logo o não dos clubes. Há um estorvo a atrapalhar sua utilização, que é as dificuldades de acesso. Por isso vem sendo subutilizada, recebendo jogos da Segunda Divisão Pernambucana, Sub-17, Sub-20 etc.  Com a partida Brasil x Argentina, dia 31 de março, o estádio situado no município de São Lourenço da Mata viverá um dia de grandeza, como aconteceu quando foi palco de jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 1914. Pelo menos, Pernambuco estará em evidência, nacional e internacionalmente.

 GENTE DA GENTE – O Cuiabá se impôs de forma categórica ao Botafogo, no primeiro jogo entre eles, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos, no Rio. Placar de 1 x 0, que dá a vantagem ao time de Mato Grosso, caso haja empate no segundo encontro, terça-feira (3/11), em Cuiabá.




Vi o jogo, gostei. Mas estava torcendo mesmo era pela arbitragem. Trio pernambucano, com Gilberto Rodrigues Castro Junior no apito, assessorado por Clovis Amaral da Silva e Ricardo Bezerra Chianca.  Partida muito disputada, mas a turma se saiu bem. O árbitro de vídeo também era nordestino, Caio Max Augusto Vieira, do vizinho Rio Grande do Norte.

SAUDADES – Lamento a ida para o outro lado da vida do fotógrafo Carlos Teixeira e Antônio Azevedo. Carlos fazia parte do semanário Tabloide do qual eu era partícipe, ao lado de uns poucos veteranos e de muitos que davam os primeiros passos no jornalismo, como Xico Sá, Evaldo Costa, Ana Dubeaux, Vera Ogando, Letícia Ramos, Sérgio Montenegro etc. Com Toinho, como Antonio Azevedo era conhecido na intimidade, convivi vários anos, eu como repórter, ele exercendo a função de fisioterapeuta do Sport.  

QUE LUGAR É ESSE? – Outro dia, Mauro Bicudo, antigo goleiro, irmão e primo, respectivamente, dos atacantes Maurílio e Fernando Bidé, todos do Comércio Futebol Clube, de Caruaru, há muitos anos vive no Recife. Outro dia resolveu rever seu torrão natal. Depois de andar por várias ruas sem encontrar um simples conhecido a quem pudesse dar bom-dia, chamou o filho e pegou a BR-232 e se mandou para a Capital.

ARRANHA-CEUS – Eu vou a Caruaru com alguma frequência e fico meio embaraçado ao divisar tanto edifício novo. Pertinho de chegar aos 400 mil habitantes, a Capital do Agreste há décadas deixou de ser a Terra dos Avelozes para se transformar na Terra dos Arranha-Ceus. Só quem não cresce é o centenário Central, uma referência da cidade, assim como são o Monte e as tradicionais bandas de música Nova Euterpe e Comercial.




 AGLOMERAÇÕES – O futebol continua sendo disputado sem público no mundo inteiro. A finalidade é evitar aglomerações de pessoas nesta época em que o coronavírus leva gente a granel para a viagem sem volta.  Os ajuntamentos de torcedores foram a tônica no fim de semana, no Arruda e nos Aflitos, fora do estádio, claro. A finalidade era incentivar o Santa Cruz e o Náutico, respectivamente, de modo a que os jogadores sentissem o entusiasmo da galera. Muitos sem máscara, desafiando o tal ‘inimigo invisível’.

SAMPAIO X NÁUTICO – Este jogo, marcado para 17 de novembro, no Castelão, em São Luís, passou de 21h30 para 18h. Corresponde à 11ª rodada, e deveria ter sido realizado em 26 de agosto.

O DIA DE IAGO – Nesta quarta (28), abraço meu neto Iago, que está completando 23 anos. Cursa educação física na Universo, pois quer seguir uma atividade ligada ao esporte. Integra os times de futsal e futebol de campo da universidade e goza de um bom conceito da parte do treinador Dica.

 

Comentários