América dos holandeses

 

 

O velho América (Foto: acervo do Blog)

Em 1954, o América do Recife excursionou à Guiana Holandesa, atual República do Suriname. Quando voltou, trouxe quatro jogadores ali contratados. Causou admiração a vinda de tanta gente, procedente de uma terra que não tinha muito a oferecer, futebolisticamente falando. Eram Stanley (goleiro), Humphrey (centromédio), Mitchel e Franklin (atacantes).

Na época se disse que os quatro só foram contratados porque podiam trazer, com isenção de impostos, um carro. Cada um trouxe um automóvel 0K. Não seria para uso próprio, mas para fim comercial, beneficiando o dirigente do clube Rubem Moreira, que, juntamente com os irmãos, tinha uma revendedora de automóveis, foi o boato que circulou. A indústria automobilística brasileira ainda não existia e tudo vinha de fora. Deu até inquérito policial, mas Rubem, acusado de ter praticado um contrabando, através dos atletas, que terminaram vendendo os carros, foi inocentado. 

A verdade é que eles não ficaram como meros espectadores, pois andaram jogando. Duraram pouco tempo por aqui. Esta foto é do América, campeão do Torneio-Início de 1955, com Mitchel, o melhor deles, comandando o ataque. Em pé: Perinho, Miguel, Antoninho, Claudionor, Gilberto Faria e Mourão; agachados: Jarbas, Moacir, Mitchel, Dario e Gilberto II.

 

 

Comentários