QUANDO O VASCO ERA A BASE DA SELEÇÃO

 

Por Lucídio José de Oliveira


(Acervo Lucídio José de Oliveira)

 A foto histórica é de 1951. O time do Vasco da Gama, base da Seleção Brasileira (na foto, oito jogadores que tinham disputado, um ano antes, a Copa de 50: Ely (1º), Augusto (3º), Danilo (5º) e Alfredo (6º), na fila de trás; agachados, no ataque, Maneca (2º), Friaça (3º), Ademir (4º) e Chico (5º).

Jogo na Ilha do Retiro em dia de muita chuva. Amistoso contra o América (Vasco 5x2). No jogo, num choque casual com Astrogildo, em gramado escorregadio (chuva que Deus mandava! Era 10 de junho), Ademir sofreu lesão grave, fratura de tornozelo. Eu estava lá, na arquibancada. Lembro que levei o colega e amigo Hélio Lúcio (a primeira vez que ia a um campo de futebol!) para ver Ademir jogar. Não viu. O acidente aconteceu logo no começo do jogo. Uma pena!

 Além dos citados oito atletas da Seleção, na delegação do Vasco, o goleiro titular da mesma Seleção, Barbosa (eventualmente de fora do jogo, esteve presente nos demais jogos da temporada vascaína contra Náutico e Santa Cruz); e na ponta direita, Tesourinha, ausente da Copa do Mundo por se encontrar contundido.    

 

 

 

Comentários