BOLA, TRAVE E CANELA Lenivaldo Aragão

 OS TRÊS PATETAS



Uma sobrada e tanto. É disso que trata a história que aqui vai e que teve como personagens meu irmão Paulo Moraes (Aragão), jornalista como eu, e dois amigos.  O caso passou-se há bastante tempo. É o próprio Paulo quem narra:

“O futebol é uma caixinha de surpresas, não é? E não é que fui surpreendido por esta tal de caixinha? E paguei um mico danado, outro dia, no Arruda.

Eu e mais dois amigos fomos ao jogo do Santa Cruz contra o Caxias. E como acontece nas horas de folga, fui para o local mais romântico e mais democrático de um estádio, que é a arquibancada. Pra chegar até lá, claro, tivemos de comprar ingressos, não é? Foi aí que pousou no meu caminho o tal do mico. Talvez pela inexperiência na compra de ingressos, talvez pela pressa de chegar ao palco do espetáculo, não conferi as entradas. Na verdade, foi um descuido indesculpável. Enquanto Geraldo, um dos amigos, pagava ao cambista, peguei os ingressos e meti no bolso. Resultado: compramos ingressos do anel superior, de seis reais (sete no cambista) por treze reais, o valor do anel inferior. Quando descobrimos o roubo, o cambista já havia dado a largada para a vitoriosa corrida.

Pior de tudo é que Manoel do Oião, o comprador oficial dos ingressos nas mãos dos cambistas, também bobeou. Juntaram-se aos três patetas, amigos e companheiros de trabalho na Rede Globo. Eles, solidários, decidiram nos acompanhar ao anel superior, mas, claro, comprando o ingresso pelo preço real. Mais real foi o fato de ter de aguentar a guerra de gozações de Bio Antero e Alexandre, o Ureinha, que no dia seguinte tratou de divulgar o mico.

Quero, porém, em tempo, registrar que o mico me ajudou a reencontrar um pedaço de cimento que havia muito tempo não visitava. A última vez em que tinha estado no anel superior, ou geral, foi em 1974. Foi quando o Santa Cruz perdeu do Ferroviário, o velho e esquecido tricolor da Rede Ferroviária, por um a zero, gol de Beto. Há quem prefira dizer que o Santa começou a perder o título de hexa estadual naquela noite de derrota. Talvez tenha sido. O importante foi a vitória, importante foi meu reencontro com a democracia e o romantismo da geral do Arruda. Agora, não nego, paguei um mico. Mas fiquei feliz”.

 

Comentários