FUTEBOL E ESSA COISA TODA Lenivaldo Aragão

 

(Notícias do Náutico, Santa Cruz, Sport, Série A 2, Seleção Brasileira e Eliminatórias Sul-Americanas)

 

 

SAÍDA PREVISÍVEL

Foi assim o término da presença de Gilson Kleina nos Aflitos. O treinador, que nada acrescentou ao clube, foi mais um que passou pelo Náutico e vai embora sem deixar saudades. É verdade que não há técnico que faça milagres, quando sua turma não ajuda, porém, com a derrota, injusta, saliente-se, para o Sampaio Corrêa, não haveria mais como segurar Kleina. O retrospecto não ajudava, e o treinador já não tinha clima para encarar torcedores, diretores, imprensa e, talvez, jogadores. Como diz a sabedoria popular, vão-se os anéis e ficam os dedos. E assim, o Timbu parte para seu terceiro técnico na luta intensa que trava para evitar a volta à Série C, ou seja, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.


Gilson Kleina já não reina nos Aflitos ( Reprodução Folha PE)

MINUTO FATAL

Já não é novidade o Náutico levar aquele golzinho no fim do jogo. Contra o Sampaio Corrêa, a partida terminaria aos 50 minutos. Porém, uma paralisação fez o juiz acrescentar mais dois. Aos 51, o Náutico levou o gol da derrota por 2x1. E isso aconteceu num momento em que o Alvirrubro jogava melhor do que a Bolívia Querida. O empate já era festejado como uma vitória.

LÁ VEM HÉLIO

Os dirigentes alvirrubros agiram com extrema rapidez em busca de um substituto para Gilson Kleina. Hoje a internet possibilita contatos imediatamente. Vieram à tona os nomes de Hélio do Anjos, saído há pouco tempo do Paysandu, Lisca, no América Mineiro, e Marcelo Martelotte, no Santa Cruz. Lisca e Marcelo estão brilhando nas Séries B e C, respectivamente. Os três já têm passagens pelos Aflitos. A escolha caiu sobre o mineiro e ex-goleiro. Hélio. Ele não é nenhum estranho no ninho e chega sabendo onde pisa. Dirigiu o Náutico em 1993 e 2008. Também foi do Sport em 1996/97, 2003/04 e 2011. É daqueles que gritam desbragadamente à beira do campo. Talvez o Timbu esteja precisando disso.

Hélio dos Anjos

DUELO ALVIRRUBRO

 O Náutico voltará a jogar sábado que vem (21). No Rei Pelé, às 19h, enfrentará o CRB. Será um duelo de alvirrubros, sendo que, enquanto o de lá é o oitavo colocado, lançando olhares cobiçosos para o G 4, o de cá é o 17º, abrindo o Z 4. Comparando as campanhas temos o CRB com 29 pontos, 8 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, e o Náutico, 20 pontos, 4 vitórias, 8 empates e 9 derrotas.

SEM SELEÇÃO

Durante anos a fio ouvi críticas ao monopólio da Rede Globo em relação aos jogos da Seleção Brasileira. Dizia-se que a equipe nacional não poderia ter exclusividade com nenhuma empresa de televisão, o que assino embaixo. As emissoras concorrentes sempre reclamaram. Só que quando a Globo tira o time de campo, como aconteceu nesse jogo contra o Uruguai, ninguém se habilita. Coisa estranha: no mesmo dia, um amistoso da Seleção pré-olímpica contra o Egito foi mostrado pelo canal SporTV; o da Seleção principal, nada, pelo menos em tevê aberta. Parodiando a canção Conceição, tão bem interpretada por Cauby Peixoto, se passou, “ninguém sabe, ninguém viu”. Muito ruim para o torcedor verde-amarelo.


Richarlison comemora seu gol (Reprodução d'O Lance)


 INVENCIBILIDADE

Está certo que a Seleção já não encanta tanto, uma vez que nosso jogador está perdendo sua graciosa característica, igualando-se a atletas sem gingado e sem bamboleio, dos milhares que estão espalhados pelo menos, considerando-se as raras e honrosas exceções, é claro. Mas vai o time brasileiro vai dando para o gasto. Com o triunfo por 2x0 sobre o Uruguai, em Montevidéu, são quatro jogos e quatro vitórias pelas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2022 no Catar. O Brasil lidera o grupo, tendo a Argentina no seu encalço, como vice-líder. Agora, só em 2021. Com Neymar, torçamos!

COM A MACACA

O velho ditado bem pernambucano “tá com a macaca”, que já deu até frevo, pode ser aplicado à atual situação do Íbis na Série A 2 do Campeonato Pernambucano. O Pássaro Preto lidera o Grupo A, com 9 pontos, mesma pontuação do Vera Cruz, que perde no saldo de gol e sonha em voltar à Série A 1. O time da família Ramos encara o América nesta quarta-feira (25), em Paulista. O Periquito é o terceiro colocado, com 7 pontos, e busca a liderança. Nos outros grupos, os líderes são Centro Limoeirense (B) e Sete de Setembro (C).

MISTUREBA

A Série A 2, ou Segunda Divisão, tem sete jogos programados para esta quarta, sendo cinco pela quinta rodada e dois pela nona. Confira:

Quinta rodada

Timbaúba x Porto, José Vareda, Limoeiro

Ipojuca x Centro Limoeirense, José Dourado, Ipojuca

Sete de Setembro x Pesqueira, Antônio Dourado, Garanhuns

Ypiranga x 1º de Maio, Otávio Limeira Alves, Santa Cruz do Capibaribe

Nona rodada

Cabense x Vera Cruz, Gileno de Carli, Cabo de Santo Agostinho

América x Íbis, Ademir Cunha, Paulista.

Obs.: todos os jogos começam às 15h.

SANSAN

Santos x Santa Cruz é o jogo programado para essa quinta-feira (19), no Centro de Treinamento Rei Pelé, em Santos, às 15h. O Peixe, quinto colocado do Grupo A, ainda luta para chegar à segunda fase, porém, a Cobra Coral, vice-lanterna do B, faz sua despedida do campeonato. Em 7 jogos, o Tricolor obteve 5 pontos, com 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas.

SEM PÚBLICO COLOSSAL

Não fosse esta pandemia, que continua ceifando vidas em todo o planeta, o Colosso do Arruda estaria vivendo uma fase áurea, atraindo um senhor público a cada jogo do Santa Cruz pela Série C. No próximo sábado (22), o Tricolor recebe o Manaus. A Cobrinha já está classificada, com antecedência, para a segunda fase, mas interessa-lhe a manutenção da liderança. Todavia, abrir estádio por enquanto, nem pensar.


O povão continua longe do Miundão

COM A MACACA 2

A seleção do Equador pegou a da Colômbia, de jeito, e registrou um placar histórico nas Eliminatórias: 6 x 1. Quem estava solta também nessa terça-feira (17), era a Seleção Espanhola, que deu uma tunda de 6 x 0 na Alemanha!

VENCER É PRECISO

O Sport não está tanto a perigo, mas inspira cuidados. No momento, encontra-se em décimo lugar na Série A, exatamente no meio da tabela de classificação. Depois da derrota para o Vasco da Gama, voltará a jogar em casa, na próxima segunda-feira (23) contra o Atlético Goianiense (14º). Uma vitória tornou=se uma necessidade, sob pena de uma guinada em torno da zona de classificação, a indesejável. O técnico Jair Ventura já recebe críticas.

Jair Ventura (Besoccer)
 

HUMILHAÇÃO

Quatro times que já tiveram a honra de subir ao pódio para receber o dignificante troféu de campeão brasileiro, sofrem atualmente a agonia da presença no Z 4, o famoso grupo da morte da Série A: Athlético Paranaense (17º), Coritiba (18º) e Botafogo (19º). O lanterna (20º) é o Goiás, que nunca deu a volta olímpica na elite.  

Comentários