Morreu Gilson Costa, participante da campanha do Hexa

 

Mesmo depois de ter parado de jogar, Gilson recebeu várias homenagens (GloboPlay)


 

O futebol pernambucano perdeu nesta terça-feira (29) uma das suas figuras do passado. Morreu o ex-quarto zagueiro Gilson Costa, que participou do hexacampeonato do Náutico, nas campanhas de 1963/64/65/66. No primeiro jogo de toda a trajetória alvirrubra na sua mais importante conquista, Gilson estava presente. Foi no dia 19 de maio de 1963. Vitória do Timbu sobre o Centro Limoeirense, nos Aflitos, por 2 x 0, gols de China. O time: Waldemar; Zé Luiz (Gernan), Zequinha, Gilson e Clovis; Evandro e Ivan; Nado, Bita, China e Rinaldo. Técnico, Alfredo Gonzalez.

Gilson também jogou pelo Sport e pelo Bahia. Em 1967, o Esquadrão de Aço reforçou sua equipe com cinco jogadores emprestados pelo Náutico – João Adolfo (goleiro), Breno (lateral direito), Toinho (lateral esquerdo), Gilson Costa (quarto zagueiro) e China (centroavante), e com eles sagrou-se campeão baiano.

Dos cinco só resta vivo João Adolfo, irmão do quarto zagueiro e lateral Clóvis (Santa Cruz, Palmeiras e Náutico), também já falecido.

Festejado no Sítio do Picapau Amarelo,em Paulista (Reprodução da internet)

Gilson Costa deixa a viúva Josete e os filhos Bruno, Daniela e Débora, todos com formação superior.

Depois de ter encerrado a carreira de jogador profissional, passou a ser funcionário da Telpe, antiga empresa de telecomunicações de Pernambuco. Durante um bom tempo ainda jogou amadoristicamente.

Ele vinha doente há bastante tempo, tanto que tinha assistência hospitalar permanente em sua residência, no bairro de Campo Grande. Nesta terça teve uma piora, foi levado a um hospital particular, porém não resistiu.  

Gilson Cegonha, como era conhecido na intimidade, devido ao seu tipo esguio, só passou a ser mencionado pela imprensa com o sobrenome Costa, depois do surgimento dos quartos zagueiros Gilson Saraiva (América e Náutico) e Gilson Santos, também tratado por Gilson Silva (Sport e Náutico).

Comentários

  1. MEU COMPADRE GILSON COSTA, DEUS COLOQUE EM UM BOM LUGAR NO CÉU..

    ResponderExcluir
  2. O entrevistei algumas vezes. Meus pêsames à família.
    Republicado no meu Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário