FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

  DEPOIS DE PULAR A FOGUEIRA, O LEÃO  RESPIRA



O cartão vermelho foi letal para o Inter e bom para o Sport (Foto: Fernando Alves/AGIF)


O Sport passou por uma uma fogueira nos Pampas ao obter uma eletrizante vitória por 2 x 1 sobre o poderoso Internacional, em pleno Gigante da Beira-Rio. Quando abriu o placar aos 37 minutos de jogo, com Marcão, o Leão tinha um homem a mais porque Uendel, do Inter, havia sido expulso por ter cometido uma falta punível com o cartão vermelho: evitou o que estava para ser o primeiro gol rubro-negro, a ser marcado por Marquinhos. Mas em momento algum, o time gaúcho, um dos candidatos ao título de campeão brasileiro, abdicou da luta pela vitória. Aos 41, o volante Patrick, aquele que já foi do Leão, empatava o jogo. Placar decidido no segundo tempo por Dalberto, depois de uma falha da defesa colorada.

O Sport teve o mérito de saber segurar o placar, apesar de fortemente assediado. Passou a se defender e a jogar no contra-ataque. Teve chance de levar o gol de empate, numa bola que se chocou com o poste direito, mas também poderia ter feito o terceiro.

Agora, com 41 pontos, o representante de Pernambuco na elite nacional, está a quatro do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Vasco da Gama, 17. Foi dado um forte passo para a permanência na Série A. O time de Jair Ventura tem mais uma “final”. Segunda-feira que vem, 15, que seria de carnaval, pela 36ª rodada, os rubro-negros receberão o Bragantino, um time que tem feito algum furor. Éstá na parte de cima da tabela de classificação, pois é o nono colocado, com 48 pontos.

LANCE FATAL

Na Raio Propaganda após o tradicional almoço oferecido por Geraldo Freire, falou-se sobre Lula Pereira. Veio à tona o lance que resultou no gol da vitória do Cruzeiro sobre o Santa Cruz no Brasileiro de 1975, quando o Tricolor do Arruda esteve a bem perto de se classificar para decidir o campeonato com o Internacional. Lembrei uma conversa que tive não faz muito tempo com um dos integrantes daquele time, o ponta-esquerda Pio. Lula, segundo ele, confessou ter tido a ideia de parar o veloz Palhinha, na sua corrida rumo ao gol, fazendo uma falta, mas desistiu. “Ficou com receio de ser apontado como o culpado pela derrota, caso da cobrança saísse o gol”, relatou Pio. Lula deixou o nosso mundo, há menos de uma semana, sem jamais deixar de ser cobrado pela falta que não cometeu. Algo parecido, na esfera jornalística, com a história da “reportagem que não fiz”.

IMEXÍVEIS

Graças a uma atitude corretíssima tomada pela prefeitura do Recife, as ameaças que rondavam a garagem de remo do Clube Náutico Capibaribe, vão baixar noutros mundos.  O tradicional imóvel localizado na Rua da Aurora, bem como seu vizinho, Clube Esportivo Almirante Barrozo, estão protegidos, como “imóveis especiais de preservação”. Não podem ser leiloados, nem sofrer transformações na sua estrutura. A sede alvirrubra, na Av. Conselheiro Rosa e Silva está no mesmo plano.


.

(Reprodução internet)

 

BOM DE SE VER

Infelizmente, essa tal de pandemia não permite, mas valeria a pena assistir aos duelos de sábado (13) e quarta-feira (17) entre Sport e Retrô, decidindo o Campeonato Pernambucano Sub-15 de 2020. O dois eliminaram Náutico e Santa Cruz, respectivamente, e iniciam a final, composta de dois jogos, em igualdade de condições.

CAPUANO

Alguém sabe o nome de Capuano, o antigo treinador da base do Sport, anos 50/60. Sei apenas que o prenome é Arlindo. Capuano é apelido. Ele veio de Limoeiro para o Recife e dedicou sua vida ao Leão.

 

SANTA CRUZ, SANTA CRUZ...

Finalmente, depois de uma longa espera, as eleições do Tricolor foram programadas para esta quinta-feira (11). A situação defende sua permanência, com Roberto Freire (presidente) e Osmundo Bezerra (vice) – “Tradição de Vitória, Crescimento”. Mais duas chapas concorrem: Joaquim Bezerra / André Frutuoso – “ProSanta”; e Josenildo Silva (Dody) / Wagner Rodrigues – “A Voz da Arquibancada”. Estão aptos a votar dois mil sócios.




Comentários

Postar um comentário