FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

  SUL-AMERICANA, UM SONHO ACALENTADO PELO SPORT


O rubro-negro pernambucano não resistiu ao rubro-negro paranaense (Foto: Gabriel Machado/AGIF)


 O Sport classificou-se para a Série A de 2021 uma rodada antes de o campeonato terminar. A certeza de que não corria mais o risco de ser rebaixado não tirou o ânimo do Leão da Ilha para seu último jogo. Ao contrário, o time de Jair Ventura viajou ao Paraná cheio de vontade para enfrentar o Athletico.  Tratava-se de um duelo a valer, não de marré, marré. A vitória na Baixada colocaria o rubro-negro pernambucano na Copa Sul-Americana. Não deu, posto que o rubro-negro paranaense aproveitou o fato de estar em casa e levou a melhor: 2 x 0. O Sport agora lança suas atenções para o Campeonato Pernambucano e para a Copa do Nordeste, enquanto aguarda a nova edição do Brasileirão.

CEARÁ DE GUTO FERREIRA

Entre os quatro times nordestinos que disputaram a primeira divisão nacional, o mais bem colocado foi o Ceará, que abiscoitou um lugar na Sul-Americana. De imediato, além da participação no Estadual, a equipe comandada por Guto Ferreira buscará o bicampeonato da Copa do Nordeste após ter brilhado em 2020. Quanto à Sul-Americana, o Bahia também está lá.

NÚMEROS

Só para se ter uma ideia, vejamos a campanha dos representantes do Nordeste no Brasileiro 2020:

11º) Ceará-53 pontos, 38 jogos, 14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas

14º) Bahia-44p, 38j, 12v, 8e, 18d  

15º-Sport-42p, 38j, 12v, 6e, 20d

16º-Fortaleza-41p, 38j, 10v, 11e, 17d

 

POR UM TRIZ

O Fortaleza passou no pau do canto. Derrotado pelo Fluminense (2x0), chegou ao fim da última rodada, com os mesmos 41 pontos do Vasco, que abria o grupo do rebaixamento e acabara de derrotar o Goiás (3x2). A decisão foi para os critérios técnicos. No primeiro item, número de vitórias, deu empate (10 x 10), mas no segundo, saldo de gol, o Leão do Pici levou de lambuja por 10 de saldo negativo contra 19, também negativos, do Almirante. Este, juntamente com outro carioca de peso, o Botafogo, disputará a Série B deste ano.

 

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Enquanto Kelvyn, que botou o Náutico na Justiça e se mandou para Alagoas, onde defenderá o CSA, ocupando a lateral esquerda, que já foi de Rafinha, este chegava aos Aflitos para preencher o claro deixado pelo mesmo Kelvin. Assim é a roda viva do futebol.

 

Rafinha chegou animado (Divulgação Náutico)

ÁGUA NA FERVURA

João Havelange, cartola-mor da CBF e da Fifa, resistiu até se aposentar à introdução do tira-teima no futebol. Alegava que a frieza da máquina diminuiria em muito as emoções, e as discussões intermináveis dos torcedores não mais passariam de uma década a outra. No jogo dessa quinta-feira (25/02), o VAR tirou duas vezes a alegria do Internacional diante do Corinthians. Uma no pênalti, anulado antes de ter sido batido, e outra no gol marcado e desmarcado, com razão. Mas a máquina veio para ficar e, salvo as exceções da regra, suas marcações já são aceitas sem causar tantas queixas. No caso do Inter, uma vitória sobre o Corinthians o levaria ao título de campeão brasileiro, diante da derrota do felizardo Flamengo para o São Paulo.


A falta de gol e o VAR deixaram o Inter frustrado no Beira-Rio (Lucas Figueiredo/CBF)
 

PERDE E LEVA

No linguajar esportivo, principalmente no terreno do futebol, há a frase “ganha, mas não leva”. É lembrada quando um time vence uma partida, mas não se beneficia do resultado e às vezes perde até um campeonato. Recentemente, tivemos o caso do Sport, que foi derrotado pelo Atlético Mineiro, mas comemorou como se tivesse alcançado um sensacional triunfo. É que por força do desenvolvimento da rodada, o Leão havia selado seu objetivo, que era a permanência na Série A. Agora foi o Flamengo, que, mesmo tendo perdido para o São Paulo, levantou o troféu de bicampeão brasileiro, no Morumbi.

UM TÍTULO À BRASILEIRA

Apesar de os técnicos estrangeiros estarem sendo bastante valorizados no País, o novo campeão nacional é brasileiro mesmo, nascido e criado em São Paulo, onde foi ídolo, como goleiro do São Paulo Futebol Clube. Agora, justiça seja feita. Ele teve experiências frustradas no próprio São Paulo e no Cruzeiro, e se soltou mesmo foi no Fortaleza.

IRONIA DE CARTOLA

Nos meus alfarrábios encontro uma frase irônica de Raimundo Moura, ex-presidente do Santa Cruz, sobre o grande número de cartões amarelos reinante em certa época no futebol pernambucano: “Até parece uma hepatite”.

NORDESTÃO

Os três times pernambucanos que estão na Copa do Nordeste de 2021 entram em ação neste fim de semana. Vejamos:

Sábado, 27-

Vitória x Santa Cruz, Barradão, Salvador, 16h

Domingo, 28

Salgueiro x Bahia, Cornélio de Barros, Salgueiro, 18h  

Sport x Sampaio Corrêa, Ilha do Retiro, Recife, 20h.

PERNAMBUCANO 2021

Dois jogos estão programados também para este fim de semana, completando a primeira rodada do Campeonato Pernambucano 2021. Confira:

Sábado, 27

Náutico x Central, Aflitos, Recife, 16h

 

Domingo, 28

Retrô x Sete de Setembro, Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata, 16h.

O JOGO DELAS

O Campeonato Pernambucano Feminino tem um jogo marcado para este domingo. Nos Aflitos vão se enfrentar Náutico e Ferroviário do Cabo, às 15h.

 

Comentários