Pernambuco e Ceará lamentam a morte de Lula Pereira

 

 Sport em 1975. Em pé, Lula, Toinho, Alberto, governador Moura Cavalcanti, Jarbas Guimarães, presidente do clube, Luisinho,  Marcos e Tovar; agachados, Garcia, Miltão, Dario, Assis Paraíba, Peri e o massagista Zé Luiz (Reprodução internet)
 

 O futebol perdeu o treinador Lula Pereira, pernambucano de Olinda, nascido no bairro de Peixinhos. Luiz Carlos Bezerra Pereira, que tinha 66 anos, foi criado por um tio, o ex-goleiro Zé Paulo, do América recifense, e depois treinador do Ferroviário do Recife. Lula morreu nesse domingo (7), de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Fortaleza, onde morava e gozava de grande conceito. Ele já tinha tido outro problemas, tanto que em dezembro de 2019, na festa do Dia do Boleiro, no Sport, correu a  a falsa notícia de que havia falecido.

Lula começou na base do Santa Cruz, mas iniciou-se profissionalmente no Sport, tendo começado a aparecer na equipe profissional em 1973. Foi um dos zagueiros do time do Leão na campanha da conquista do Campeonato Pernambucano de 1975, depois de um jejum de 12 anos. Na mesma temporada, Lula reforçou o Santa Cruz no Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor do Arruda foi o quarto colocado.


O zagueiro no Santa Cruz (Arquivo do Blog)


Depois disso, Lula brilhou no futebol cearense. Defendeu o Ceará Sporting Club durante quase sete anos, tendo sido campeão estadual em 1980, 1981, 1984 e 1986. Sobre Lula conta o Jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza:

No final dos anos 80, após ter abandonado a carreira de jogador precocemente, aos 30 anos, por conta do rompimento do tendão de aquiles, Lula teve experiência nas categorias de base como treinador e depois a primeira passagem como técnico do Vovô. A primeira de cinco passagens: 1999, 2004, 2008 e 2012. Em 1998, ele se sagrou campeão cearense ao bater o Ferroviário na final do Estadual daquele ano. Seria o terceiro título da série do tetracampeonato estadual conquistado em 1999.

Lula ainda atuou como técnico nestes clubes: Figueirense (SC), Paysandu (PA), Criciúma (SC), Guarani (SP), Portuguesa (SP), América (MG), Avaí (SC), Bahia (BA), Brasiliense (DF) e América (RN).


 




RESSURGIMENTO ALVINEGRO

Já tarimbado no cenário nacional, inclusive tendo comandado a equipe do Flamengo, Lula Pereira reapareceu no Ceará em 2008 com a missão de alavancar o ressurgimento alvinegro, que atravessava uma das suas piores crises financeiras e tinha nova gestão à época, com o então presidente Evandro Leitão.

Com um time recheado de jogadores indicados por ele, fez o Vovô voltar a disputar uma Série B sem passar grandes sufocos, inclusive destacando jogadores como o atacante Ciel e Luiz Carlos.

J

Jogador e técnico do Ceará (pt.besoccer.com)

PROBLEMAS DE SAÚDE

Há cerca de um ano e meio, Lula Pereira passou por grande desafio na vida ao ser vítima de um AVC, evento que lhe custou a mobilidade até a sua morte, neste domingo (7). Antes do problema de saúde, Lula fez último trabalho no futebol como coordenador técnico do Ferroviário.

 

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte

Comentários

Postar um comentário