AINDA RECORDANDO A MAIS LONGA DECISÃO PERNAMBUCANA

O jogo que entrou pela madrugada (Reprodução TV Globo)


A recente final do Campeonato Pernambucano entre Náutico e Sport trouxe à tona a célebre decisão de 1977. Em jogo noturno, no Arruda, o Timbu e o Leão jogaram os 90 minutos regulamentares, disputaram uma prorrogação de 30, mas nada ficou resolvido. O regulamento previa uma série de prorrogações de 15 minutos até que saísse um gol. Na primeira, 0 x 0. A bola só balançou a rede aos 13 da nova prorrogação, com Mauro. Assim, depois de 148 minutos de angustiante disputa, o Leão conseguiu dar seu rugido de campeão. Interessante é que já corria um zunzum dentro de campo, segundo o qual, se o gol “morte súbita” não saísse naqueles 15 minutos, não haveria mais jogo. Não por rebeldia, mas por falta de condições físicas.

A partida começou às 21h15 da sexta-feira (14/10/1977), dirigida por um árbitro de fora, o gaúcho Luiz Zetermann Torres, e só terminou na madrugada do sábado, 15. Foi integralmente transmitida pela TV Tupi para São Paulo e outros Estados. Eu era da Placar e tive que correr para mandar minhas matérias. Madruguei com a equipe da revista, que tinha ficado de plantão, à frente, o então chefe de Reportagem, Juca Kfoury. É que a Placar fechava o “miolo”; do domingo para a segunda-feira, só os jogos do fim de semana. A edição estava atrasada, à espera da decisão pernambucana..

Os dois times nem tiveram tempo para descansar, pois já no domingo estrearam no Campeonato Brasileiro. O Sport foi a João Pessoa e perdeu para o Botafogo por 1 x 0, enquanto o Náutico recebeu o São Paulo e foi derrotado pelo mesmo placar, no Arruda.


Comentários