CBF recomendará não utilização de árbitros de fora nas decisões


Caboclo e Salmo Valentim (Foto: ANAF-Divulgação)


 

O presidente da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), o pernambucano Salmo Valentim, reuniu-se com Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Desportos.

Atendendo uma velha reivindicação da arbitragem nacional, a entidade emitirá uma circular em que recomenda a não utilização dos “árbitros de fora” nos Estaduais a partir de 2022. Neste caso, as federações teriam que escalar apenas profissionais dos seus respectivos quadros.

 “É uma forma de valorizar os profissionais dos quadros de cada Estado e até mesmo de acabar com a pressão dos clubes sobre as federações para a troca de árbitros, principalmente nas retas finais dos campeonatos”, disse Salmo.

Para a ANAF, toda vez que as federações cedem a pressões externas de clubes ou terceiros para escalar “árbitros de fora”, os profissionais da casa são depreciados perante a opinião pública e o trabalho realizado pelas Comissões de Arbitragem nos Estados fica completamente comprometido.

“Esse é um problema histórico no nosso futebol, principalmente nos Estados das regiões Norte e Nordeste. Precisamos combater e frustrar as tentativas dos clubes de transferir para a arbitragem as causas de seus insucessos dentro de campo. Isso tem passado dos limites”, disse o presidente da ANAF.

(Fonte: Assessoria de Imprensa FPF)

Comentários