QUANDO O SPORT DESBRAVOU O CENTRO-SUL (3)

 JOGADORES CHIAM, MAS JUIZ DIZ QUE FOI TUDO COMBINADO


Goleiros Manuelzinho e Ary conduzem a bandeira do Coritiba num dos três jogos entre leões e coxas brancas. Atrás de Manuelzinho, o grandalhão Zago, de gorro 

Depois das duas derrotas em São Paulo, uma delas por goleada, a escala seguinte do Sport em sua peregrinação pelo Centro-Sul do Brasil foi o Paraná. Na estreia, a 4 de janeiro, o time leonino foi derrotado por 2 x 1 pelo Coritiba.

No fim do jogo havia uma revolta geral entre os jogadores rubro-negros contra o árbitro da delegação, que dirigira o encontro. Para Ademir e seus companheiros, o pernambucano José Mariano Carneiro Pessoa, o conhecido Palmeira, prejudicara visivelmente a equipe da Ilha do Retiro, com a anulação de dois gols legítimos, além de ter validado o gol que decretou a vitória dos paranaenses, assinalado em impedimento.

Conta-se que ao ser interpelado pelo grandalhão Zago, Palmeira, que também era alto, teria respondido que tudo fazia parte de um acordo, segundo o qual haveria uma vitória do Coritiba no primeiro jogo, com o Sport ganhando a revanche, o que forçaria a realização de uma negra.

Vale salientar que o técnico Ricardo Diez havia tomado uma atitude, no mínimo surpreendente, justamente na estreia, quando o time precisava do resultado para procurar acertar novos jogos.

O goleiro Manuelzinho ficou de fora, tendo sido escalado seu reserva, Ciscador. A alegação era a de que as traves eram muito altas para o caruaruense Manuelzinho, um goleiro de pequena estatura, embora se destacasse quando estava em ação. Pelo que se sabe, as medidas são iguais em qualquer lugar do mundo.

Verdade ou não, no dia 11 de janeiro, no Estádio Belfort Duarte, os pernambucanos voltaram a enfrentar o Coritiba, aplicando no Coxa uma estonteante goleada de 4 x 0, gols de Ademir (2), Magri e Djalma. O Sport alinhou: Manuelzinho; Brás (um paulista que estava sem clube e se integrara à delegação) e Zago; Pitota, Furlan e Castanheira; Djalma. Ademir, Pirombá, Magri  e Valfredo.

A terceira partida entre os coxas-brancas e os rubro-negros estava garantida. Era o tira-teima de que falara Palmeira, uma vez que cada equipe havia ganho uma partida.

TUMULTO NA DELEGAÇÃO

Antes do terceiro e decisivo jogo entre Coritiba e Sport, os pernambucanos enfrentaram o Britânia, tendo obtido uma apertada vitória de 1 x 0, num jogo violento, disputado debaixo de chuva. O gol foi de Valfredo e houve dois fatos que marcaram essa partida, mais do que o futebol propriamente dito.

Assistindo ao jogo ao lado dos dirigentes do Britânia, o chefe da delegação do Sport, advogado Hibernon Wanderley, ficou profundamente agastado com as jogadas violentas empregadas pelos rubro-negros e, no intervalo, dirigiu-se ao vestiário para passar um carão nos jogadores.

De temperamento explosivo, o técnico Ricardo Diez reagiu bruscamente e os dois só não foram às tapas por causa da interferência do corpulento zagueiro Zago.  À noite, afastado da delegação pelo dirigente, o treinador dormiu noutro hotel, mas pela manhã os jogadores apresentaram a Hibernon um abaixo-assinado pedindo sua permanência. Embora não tivessem tido uma resposta de imediato, terminaram sendo atendidos.

O outro caso envolveu o juiz, o também temperamental Palmeira, que não suportou as chacotas de um torcedor, e a certa altura interrompeu o jogo e o agrediu, sem levar em conta que estava na casa dos outros.

BRITÂNIA: Francisquinho; Bororó e Cristóvão; Magro, Efigênio e Pereira; Sanin, Inho, Bonái (Lanzoni), José e Bugrinho.

SPORT: Manuelzinho; Brás e Zago; Pitota, Furlan e Castanheira; Djalma, Ademir, Pirombá, Magri e Valfredo.

Ansiosamente esperada, a negra com o Coritiba realizou-se no campo do Alto da Glória. Como não poderia deixar de ser, o estádio ficou apinhado de torcedores, que viram uma categórica vitória dos pernambucanos sobre os paranaenses: 3 x 1. Pirombá foi a grande figura do jogo, marcando todos os gols do Sport. O gol de honra do Coritiba foi de Carnieri. Desta vez o juiz da delegação ficou de fora, tendo sido o encontro dirigido por um árbitro local, Ataíde Santos.

CORITIBA: Ari; Breyer (Bororó) e Augusto; Barreiro (Tonico), Ferreira e Jango; Batista, Carnieri, Nego (Altivir), Rubinho e Saul.

SPORT: Manuelzinho; Rubens e Zago; Pitota, Furlan e Castanheira; Djalma, Ademir, Pirombá, Magri e Valfredo.

Antes de fazer a praça de Porto Alegre, o Sport despediu-se dos paranaenses aplicando uma goleada de 5 x 0 no Savoia, num jogo em que todo o ataque marcou: Djalma, Ademir, Pirombá, Magri e Valfredo.

JOGO NO MEIO DO CAMINHO

Na viagem de ônibus para a capital do Rio Grande do Sul, ao passar por Joinville, em Santa Catarina, o Sport enfrentou um combinado local, derrotando-o por 5 x 3. Os gols dos pernambucanos foram assinalados por Magri (3), Pirombá e Ademir.

 

 

Comentários