FUTEBOL E ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 

MESSI X NEYMAR, QUEM LEVANTA A TAÇA?

Briga de cachorro grande (Foto: ofutebolero.com)


O esperado duelo vai se realizar nesse sábado, 13 de junho, no Maracanã. As seleções da Argentina e do Brasil chegaram merecidamente à final da Copa América. Colômbia e Equador disputam o terceiro lugar nessa sexta-feira. Messi e Neymar brilharam na competição e travam a batalha final. Vê-los jogando é viver noventa minutos de glorificação do futebol.


PERNAMBUCO X GOIÁS

Neste momento, Pernambuco e Goiás travam um desafio à parte dentro do Brasileirão. Depois do empate por 1x1 nessa quarta-feira (7), entre o Atlético Goianiense e o Sport, pela Série A, nesta sexta (9) será a vez de o Náutico enfrentar o Goiás, pela Série B. Os dois jogos em Goiânia. A disputa entre os Estados terá ainda a rodada de volta, na Terra dos Altos Coqueiros.


BRASIL TÁ LÁ

Esta expressão “tá lá, tá lá” era uma marca do saudoso narrador Ivan Lima. Recorro a ela para lembrar que o Brasil estará representado na final da Eurocopa, através do volante ítalo-brasileiro, de 29 anos, Jorginho. De descendência italiana, Jorge Luiz Frello Filho, nascido em Imbituba-SC, mudou-se para a Itália, com a família, quando tinha 15 anos. Atualmente defende o Chelsea-ING, com o qual levantou, recentemente, a Copa dos Campeões.

 

Ivan Lima (Foto do Blog de Fernando Machado)

NOSSO HOMEM EM TÓQUIO

O criativo Tiago Medeiros começa a botar as manguinhas de fora, bem ao seu estilo, como o representante de Pernambuco na competente equipe da Rede Globo na cobertura da Olimpíada 2020 (está atrasada por causa da Covid-19), no Japão. Tiago já está passando interessantes reportagens, mostrando a expectativa do País do Sol Nascente em torno do magnífico evento.  

Tiago, repórter olímpico (Foto: Torcedores) 


 MARLON

É o nome de um prestador de serviço no prédio onde resido. Como lhe disse que o Santa Cruz já teve um Marlon na ponta direita, por sinal, um craque, o rapaz, filho de um ardoroso torcedor do Santinha, respondeu:

– Eu me chamo Marlon por causa dele.  

  

HERMANO HERÓI

Após empate por 1 x 1 na semifinal, com a Colômbia, os argentinos devem sua vitória na decisão por pênaltis ao goleiro Martinez, que fez três defesas sensacionais.

 

AGITO NO GERALDÃO

O dinâmico Kleber Medeiros está na ponta dos cascos, como dizem os turfistas, aprontando uma ampla movimentação para o Ginásio Geraldo Magalhães Melo, o Geraldão, do qual é gerente geral. Há muitos anos ele promovia eventos esportivos no Recife, junto com Celso Assumpção, o homem de vôlei. Kleber leva para a nova função a experiência adquirida na Arena de Pernambuco. Desejo sucesso ao meu antigo parceiro na confecção dos tabloides Jornau, Rugido e Mais Querido, distribuídos em jogos nos Aflitos, Ilha do Retiro e Arruda.

O novo Geraldão (Foto: Divulgação)


SPO X FLU EM DOSE DUPLA

Nesse sábado (10), Sport e Fluminense enfrentar-se-ão no Recife duas vezes. Às 15h, o encontro será na Arena, que tem o melhor gramado de Pernambuco. Jogo valendo pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. O Leão está na lanterna, e o Pó de Arroz vem em sétimo lugar. Às 19h, os dois voltam a se pegar, agora pela Série A, na Ilha do Retiro. O Sport é o 17º, e o Flu está em 10º.

MAIS JOGOS

Sexta-feira 9: Goiás x Náutico, Série B, Goiânia, 21h30

Sábado 10:  Altos x Santa Cruz, Série C, Teresina, 17h

Sábado 10: Sport x Athletico PR, Brasileiro Feminino Sub-18, Sorocaba-SP, 15h30. Transmissão pela FPF-PE TV.

Domingo 11: ABC x Central, Série D, Natal 16h

Domingo 11: Retrô x ASA, Série D, São Lourenço  da Mata, 16h

 

PANDEMÔNIO

É este o clima reinante na Ilha do Retiro. Jogadores, como Maidana e André, usam as redes sociais para cobrar salários atrasados, e outro, o lateral Patrick, pede rescisão indireta diante da Justiça Trabalhista. E fora de campo há a disputa pela cadeira que Milton Bivar deixou vazia, poucos dias depois de eleito.

 

COBRA MANSA

Não é assim que a torcida do Santa Cruz quer ver sua equipe na Série C. Ocorre que a Cobra Coral até agora não mordeu ninguém. A lanterninha que o Santinha carrega envergonha o povão. E o pior é que o time não ajuda em nada. Como dizia um amigo meu, não existe professor bom pra aluno ruim.

BASSU EVITOU A GOLEADA

Jogo nos Aflitos pelo Campeonato Pernambucano. O Náutico divertia-se diante do Íbis. O ponta-direita Nado fazia gato e sapato, com seus dribles alucinantes. Os ibienses metiam o pau pra valer e começaram a ser expulsos. Quando só restavam sete jogadores, pois sete já tinham ido para o chuveiro por causa das botinadas, o folclórico meia Bassu, que também era soldado de polícia, dirigiu-se ao árbitro Evandro Ferreira, com a irônica pergunta:

– Seu juiz, o time pode jogar até com quantos?

– Até com sete...

Evandro nem terminou porque começou a ser ofendido por Bassu:

– O senhor é um filho da p...!

– E você tá expulso!

Jogo encerrado porque o Íbis ficou com número insuficiente de atletas para prosseguir no jogo. E com isso livrou-se de uma goleada daquelas.

Comentários