Há 53 anos, argentinos novos jogavam por aqui...e brigavam

 

Jogo violento na Ilha do Retiro. Reprodução de matéria minha no Diario de Pernambuco

Em 1968, uma seleção formada por promessas do futebol argentino realizou uma excursão ao Brasil. Em Pernambuco houve três exibições da chamada Seleção Argentina de Novos, duas no Recife contra Náutico e Sport e uma em Caruaru diante do Central. Derrotas por 2 x 0 para o Timbu e o Leão e de 2 x 1 para a Patativa.

Enquanto estiveram no Recife, os argentinos desfrutaram constantemente do banho de mar em Boa Viagem. Na época, a única referência que se fazia à existência de tubarões em nossas águas era sobre um ataque havido muitos anos atrás a um frade, na área da igrejinha de Piedade.

Em Caruaru o pessoal da terra do tango considerou o Hotel Centenário, do desportista e empresário Aluízio de Souza Lima, o popular Gata Maga,  inadequado. Foram levados para Fazenda Nova, a 48 quilômetros, hospedando-se na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém.

Os jogos contra o Sport e o Central foram marcados por confusão. Na Capital, depois de uma partida tranquila contra o Náutico, os argentinos deram muito trabalho ao árbitro Sebastião Rufino, oficial da PMPE. Ao longo do encontro foram expulsos Valentini, Jara, Busti, Crucci e Carmino. Tudo começou com um desentendimento entre o volante rubro-negro Valter e o zagueiro Marenda. Os argentinos responderam com jogadas ríspidas, provocando expulsões, até ficarem sem número legal para a continuação do jogo, encerrado no começo do segundo tempo. O Diario de Pernambuco abriu este título: “Futebol pernambucano teve uma tarde negra na despedida dos argentinos”.

O tempo esquentou também em Caruaru, mas depois da partida, no Estádio Pedro Victor de Albuquerque. Evocando o frevo O Grande Fla-Flu, do saudoso caruaruense Carlos Fernando, falando de um hipotético encontro  das seleções de Caruaru e Pesqueira, "o jogo terminou num grande sururu".

A vitória do Central no seu primeiro jogo internacional foi efusivamente comemorada. Ao noticiar o triunfo alvinegro no Jornal do Commercio, o jornalista Liezid Interaminense valorizava a estreia do goleiro Dida, que substituía Waldemar, ex-Náutico e Santa, um dos maiores na sua posição em Pernambuco. Sob o título “Dida foi o melhor entre novos e velhos no jogo”, o correspondente do JC comentava: “Um jovem desajeitado chamado Dida, aparentando ter cerca de 20 anos, monopolizou a atenção de todo o público no Estádio Pedro Victor de Albuquerque para ver a seleção de novos da Argentina”. Vale salientar que Dida ajeitou-se e brilhou na equipe alvinegra.

Na Capital do Agreste, os times posaram juntos, de camisas listradas, verticais, o Central com suas tradições cores, branco e preto, e a Argentina, de azul claro e branco. Mesmo na foto em preto e branco distinguem-se os atletas porque os centralinos estão assinalados e têm as listras mais nítidas.

Central; em pé, Fernando Silva, Jucélio, Eraldo, Zito Peito de Pombo, Fernando Lima e Dida; agachados, Paulo Roberto, Edmilson, Toinho, Esquerdinha e Joãozinho (Foto cedida por Jucélio)


 OS JOGOS

NÁUTICO 2x0 ARGENTINA

Data: 17/01/1968

Local: Aflitos

Público: 3.148

Árbitro: Sebastião Rufino-PE/Fifa.

Gols: Ivan, 21 do 1º e Miruca, 12 do 2º, de pênalti.

Náutico: Walter; Gena (Fernando Biquara), Mauro, Fraga (Ivan Limeira) e Clóvis; Rafael e Ivan (Renato); Miruca, Roberto (Haroldo), Nino (Jardel) e Lala. Técnico: Duque. 

Argentina: Cassarino (Felicetti); Marenda, Carmino, Niglio (Gigliani) e Jara; Crocchi e Valentini (Calabro); Busti (Mico), Flores, Weber (Maddeo) e Amarilla. Técnico: Mario Imbelloni.

SPORT 2 x 0 ARGENTINA

Data: 28/01/1968

Local: Ilha do Retiro

Público: 2.695

Árbitro: Sebastião Rufino. Gols: Soares e Altair. Expulsões: Valentini, Jara, Busti, Crucci e Carmino, da Argentina.

Jogo terminado antes do tempo porque a equipe argentina, com as expulsões, foi reduzida a seis jogadores e ficou impossibilitada de permanecer jogando.

Sport: Délcio; Baixa, Bibiu, Ticarlos e Altair; Valter e Soares; Duda, Acelino, César e Canhoto. Técnico: Rubens Minelli.

Argentina: Felicetti, Marenda, Carmino, Crocci e Niglio; Jara e Busti; Flores, Weber, Maddeo e Amarilla. Técnico: Mario Imbelloni.

 

CENTRAL 2x1 ARGENTINA

Data: 06/02/1968

Local: Estádio Pedro Victor de Albuquerque

Público: 2.145

Árbitro: Erilson Gouveia/PE

Gols: Esquerdinha, 16,  Fernando Lima, 27, e Micó (ARG), 38 do 1º.

Central: Dida; Edmilson, Fernando Silva, Jucélio e Eraldo (Biu); Zito e Paulo Roberto; Joãozinho, Esquerdinha, Toinho (Valter) e Fernando Lima. Técnico: Juths Silva

Argentina: Cassarino; Marenda, Calabro, Jara e Niglio; Busti e Mico; Flores, Necara (Weber), Valentim e Amarilla. Técnico: Mario Imbelloni.

 

 

Comentários