CARLOS FERNANDO, FUTEBOL E FREVO

 De Arroz a Buiú, a curiosa seleção de Caruaru


Carlos Fernando, primeiro à esquerda, numa alegre reunião em Caruaru

Autor de inúmeros sucessos musicais, o compositor Carlos Fernando, nascido em Caruaru, e falecido no Recife, em 1/9/2013, com 75 anos, levou o futebol para o disco, ele que era um ardoroso torcedor do Santa Cruz, sem desprezar o Central de sua terra natal. É que até 1961, a Patativa limitava-se a disputar o Campeonato Caruaruense, e o pessoal da cidade acompanhava com grande paixão o Campeonato Pernambucano, pelo rádio ou pelos jornais, dividindo-se entre Náutico, Santa Cruz e Sport, naturalmente.

 Na voz de Lenine e Lula Queiroga, pernambucanos, o frevo ‘Grande Fla-Flu” aparece no primeiro elepê da série Asas da América, idealizada pelo grande compositor da Capital do Agreste, da qual participaram, entre outros, Alceu Valença, Caetano Veloso, Chico Buarque, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro.

A música de Carlos Fernando fala de um jogo imaginário entre as seleções de Caruaru e Pesqueira, lembrando a imensa rivalidade intermunicipal, principalmente em época de Copa do Interior. São mencionados 11 nomes curiosos de jogadores que formaram a seleção caruaruense.

Coube a José Teixeira, ex-presidente do Central, sogro dos irmãos Fernando Lyra e João Lyra Neto, com enorme vivência no ambiente futebolístico da Capital do Agreste  fazer a junção dos nomes exóticos, digamos assim. São jogadores do passado, que através dos anos e defendendo cores diversas, pisaram o velho e esturricado gramado do antigo Central Parque, que passou a ser denominado Estádio Pedro Victor de Albuquerque, depois Estádio Luiz Lacerda, novamente Pedro Victor e, de uma vez por todas, Luiz Lacerda, que o povo chama de Lacerdão.

Portanto, Zé Teixeira, uma figura marcante em Caruaru, forneceu a matéria prima para que Carlinhos da Ótica, como o compositor era conhecido na juventude, botasse o futebol da terra de Vitalino no frevo.  Na verve musical de Carlos Fernando, a seleção de Teixeira virou esse frevo engraçadíssimo:

Domingo de futebol no interior

De muito sol, muito gol

A seleção de Pesqueira

Caruaru enfrentou

Uma zabumba animava um frevo

Na locução *Cordovil

E alegria na cara da massa

Quando no campo aplaudiu

Arroz, Tinguinho e Trubano

Doutor, Do-Chefe, Zubai

Inhãe, Prãe

Nhô, Leré, Buiú

E não fugindo à regra

De todo Fla-Flu

O jogo terminou

Num grande sururu

Sururu, sururu, sururu.

* O alagoano Cordovil Dantas, sargento do Exército aposentado, foi um dos primeiros comentaristas da Rádio Difusora de Caruaru, hoje Rádio Jornal, inaugurada em 7 de setembro de 1951.



 

Comentários