MEMÓRIA DO FUTEBOL

Alagoano Mourão saiu do América-PE para o time do Rei


 

Foto: Museu dos Esportes de Alagoas


Década de 50. Esta é a seleção de Alagoas, que derrotou a equipe da Paraíba, numa disputa sensacional, por 4 x 3. Vemos Almir, Orizon, Dirson, Piolho, Zanélio, Mourão, Hélio Miranda, Dida, Bequinho, Tonheiro e Géo. Mourão e Hélio Miranda brilharam no futebol pernambucano, o lateral esquerdo Mourão, com mais destaque. Saído do juvenil do CRB, defendeu o Sport e o América recifense.

Deixou o Campeão do Centenário para jogar no famoso Santos da Era Pelé. Depois foi atuar pelo Grêmio e encerrou a carreira no New Old Boys, da Argentina. Antes disso esteve emprestado pelo tricolor gaúcho ao rubro-negro pernambucano, como vemos nesta escalação de 19/6/60, empate por 2 x 2 com o Náutico: Manga, o paulista; Tomires e Sinval; Zé Maria, Goiano e Mourão; Ramos, Bé, Djalma, Bentancor e Elcy. Local, Aflitos. Gols de Geraldo e Afonsinho (Náutico), Osvaldo e Bentancor (Sport). Ao voltar para o Brasil, fixou residência definitivamente no Recife, para cuidar da mãe, doente.

Lalá, Getúlio, Ramiro, Pavão, Zito e Mourão; agachados, Dorval, Afonsinho (passou pelo Náutico), Jair, Pelé e Pepe (Foto: arquivo pessoal de Mourão)


Vejamos uma formação do Sport na primeira passagem do alagoano de Viçosa pela Ilha do Retiro: Carijó (também vindo de Alagoas); Bria e Diogo (Chicão); Zé Maria, Pinheirense e Mourão; Carlinhos, Dimas (Lascinho), Tonho, Marinho (Biu) e Zingoni. Amistoso na Ilha do Retiro em 2/5/53. Vitória sobre o Treze por 2 x 0, gols de Dimas e Marinho.

Mourão no América: Leça; Geroldo e Cido; Claudionor, Lira e Mourão; Zezinho, Dimas, Wilson, Celly e Dario Souza. Empate por 2 x 2 com o Sport, em 16/7/1956, pelo Campeonato Pernambuco. Partida realizada na Ilha do Retiro e gols assinalados por Wilson (2), América, Traçaia e Naninho, Sport.     

 

Comentários