APELIDOS E NOMES CURIOSOS NO FUTEBOL (2)

 Alemão, o Canhão da Ilha, e seus xarás

 

Alemão e o Rei Pelé antes de um Sport x Santos


Desde as primeiras décadas de bola rolando em Pernambuco, este apelido existe, ora porque seus usuários eram alemães vindos para o Brasil pelos mais variados motivos, inclusive para fugir dos conflitos mundiais em que seu país se envolveu, ora pelo fato de, mesmo tendo nascido na terra das “palmeiras onde o canta o sabiá”, serem descendentes de pai ou mãe nascido na Alemanha.

O Sport Club do Recife teve dois jogadores assim cognominados. Um era ponta-direita e defendeu o Leão em 1933, e o outro, lateral e zagueiro central, que vestiu a camisa leonina no início dos anos 60, tendo sido bicampeão estadual em 1961/62. Foi o mais famoso de todos.

Chamado Aderivaldo Correia de Arruda, fazia parte de uma família de jogadores. Era irmão do célebre goleiro Manga, do também goleiro Manguito e do zagueiro Dedé. Caracterizava-se pela potência do seu chute, o que o levou a ser tratado pela mídia, como O Canhão da Ilha. Saído do juvenil rubro-negro, Alemão foi campeão no profissional pela primeira vez em 1961. Terminado o jogo decisivo, para cumprir promessa, fez a pé e uniformizado, à noite, o percurso Ilha do Retiro até o fim da Av. Caxangá, onde ficava a concentração leonina. Uma caminhada e tanto. Jogou ainda no América-RJ e no Remo-PA.

 

Outros com o mesmo apelido jogaram nestes clubes:

AMÉRICA – médio-volante, 1932;

CENTRAL – ponta-direita, 1937, e um zagueiro central nos tempos modernos

Central no Campeonato Pernambucano de 1937: Pedro, ALEMÃO, Joaquim, Mário Matos, Zé de Nane, Heleno, Trajano, Edmilson, Tutu, Zuza, Otoniel, Zago e Jaime Guimarães (técnico).

TORRE – meia direita, 1940;

SALGUEIRO, NÁUTICO e SANTA CRUZ – zagueiro que passou recentemente pelos três clubes citados, nesta ordem, e que atualmente joga no Sudeste. O NÁUTICO teve também um lateral-direito em 1940, com a mesma alcunha.

COMÉRCIO DE CARUARU – zagueiro, atuou no tradicional clube caruaruense e na seleção da cidade na Copa do Interior.  

 

AINDA COM A INICIAL A

ALAGOANO – ponta-esquerda do extinto Great Western, em 1932

ALVAIADE – meia-direita do Sport, 1938. (Alvaiade, substância química branca usada para limpar sapatos da mesma cor)

ARACATI – volante do Fluminense (extinto) em 1931. Aracati é uma cidade do Ceará e é comum jogador ser conhecido pelo nome do lugar onde nasceu ou reside.

 

 

Comentários