BRASIL X ARGENTINA

 

 

 Cortesia e ética predominavam no grande clássico sul-americano

 

 

Duelo na primeira Copa Roca em 1914 (Foto: O Curioso do Futebol)


No dia 27 de setembro de 1914, em Buenos Aires, Argentina e Brasil enfrentaram-se pela primeira Copa Roca, que constou de apenas um jogo. O time brasileiro foi Marcos (Fluminense); Nery (Flamengo) e Píndaro (Fla); Rubens Sales (Paulistano), Pernambuco (Flu) e Lagreca (AA São Bento); Millon (Paulistano), Osvaldo (Flu), Bartô (Flu), Friedenreich (Ypiranga-SP) e Arnaldo (Pau). Além de jogarem, Rubens Sales e Lagreca dividiram o comando da equipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil, campeão da primeira Copa Roca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil vencia por 1 a 0. Aos 20 minutos do segundo tempo houve um lance inusitado. O argentino Leonardi, enganando o árbitro brasileiro Alberto Borgerth e o goleiro Marcos Mendonça, assinalou com a mão o gol de empate. Aí, o zagueiro Gallup Lanus e três companheiros seus do selecionado platino, juntamente com o bandeirinha Calixto Gardi (também argentino) foram ao árbitro Borgerth, informando que o lance tinha sido irregular. Borgerth anulou o gol, sob aplausos do público argentino. O Brasil ganhou o jogo por 1 a 0. Hoje, o nível de rivalidade entre Brasil e Argentina, e a arrebatadora paixão que domina os torcedores dificilmente permitiriam um ato ético, como aquele, nem de um lado nem de outro. A não ser agora, com a chegada do VAR.

A taça em disputa foi ofertada pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, general Julio Roca, muito bem relacionado com o nosso País. O objetivo da doação era fortalecer a cordialidade esportiva entre as duas mais importantes nações da América do Sul. Com isso, a competição recebeu o nome do doador da taça.

A partida estava marcada para Buenos Aires. Porém, antes do jogo válido pela disputa da Copa Rocca, o Brasil realizou o seu primeiro amistoso internacional contra a própria Argentina, uma semana antes, sendo derrotado por 3 a 0. Mas o Brasil jogou desfalcado do atacante Rubens Salles.

No dia 27 de setembro de 1914, a Seleção Brasileira entrava no campo do Gymnasia y Esgrima para disputar sua primeira partida oficial numa competição contra uma federação estrangeira. Os argentinos eram os favoritos, já que o país tinha uma seleção desde o início do século.

Porém, logo quando a partida começou, o favoritismo caiu por terra. Aos 13 minutos do primeiro tempo, ele, Rubens Salles, deu chute indefensável de fora da área, a bola subiu, pegou efeito e caiu. O goleiro Rithner nem viu por onde passou. O Brasil abria o placar, que ficaria inalterado até o apito final.

Assim, em seu 'primeiro ano de vida', a Seleção Brasileira conquistava o seu primeiro título internacional e logo em cima da equipe que, historicamente, se tornaria a grande rival.

Nesta partida também aconteceu um fato que entrou para a história dos confrontos entre Brasil e Argentina. Aos 21 minutos do segundo tempo, o atacante Roberto Leonardi, que era estudante de medicina, recebeu um lançamento de Izaguirre, dominou no peito, deu um sem-pulo e empatou a partida. O árbitro, que foi o brasileiro Alberto Borghert, validou o gol normalmente. Antes que os brasileiros dessem a saída, Leonardi se dirigiu ao árbitro, dizendo: “Não valide o gol, senhor Juiz, porque ajeitei a bola com a mão e não no peito”. Borghert apertou a mão do jogador argentino pela honesta atitude e ordenou a cobrança do tiro de meta.

Argentinos, vice-campeões (Foto: Futbol Porteño)

Após a partida, o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Sérgio Dantas, fez o seguinte comentário: “O gesto foi tão sublime que o gol deveria valer por dois”. Nos dias de hoje, não só por conta da rivalidade dos dois países no futebol, seria impossível presenciar tal ato de honestidade. No retorno dos campeões, o Cais do Porto, no Rio de Janeiro, tornou-se pequeno para a grande quantidade de torcedores que foram recepcionar os craques da seleção.

 

A Copa Roca foi disputada também em 10 oportunidades, sendo a última em 1976. Desde 2011, uma versão moderna do torneio, agora renomeado de Superclássico das Américas, vem sendo disputado. Juntando os dois nomes, o Brasil ganhou a Taça por 11 vezes e a Argentina 4.

 

RELEMBRANDO

BRASIL 1 X 0 ARGENTINA

Data: 27 de setembro de 1914.

Competição: Copa Roca.

Local: Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (Argentina).

Público: 17.200 pagantes.

Árbitro: Alberto Borgerth (Brasil).

Gol: Rubens Salles aos 13.

BRASIL: Marcos de Mendonça (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano-SP) e Pernambuco (Fluminense); Millon (Paulistano-SP), Oswaldo Gomes (Fluminense), Friedenreich (Ypiranga-SP), Barthô (Fluminense-RJ) e Arnaldo (Paulistano-SP) - Comitê Técnico: Sylvio Lagreca e Rubens Salles (capitão).

ARGENTINA: Rithner (Porteño); Bernasconi (Estudientes de La Plata) e Lanús (Estudientes de La Plata); Naón (Gimnasia y Esgrima), Sande (Estudientes de La Plata) e Sayanes (Ferro Carril Oeste); Lamas (Estudientes de La Plata), Leonardi (Estudientes de La Plata), Piaggio (Atlanta), Izaguirre (Palermo) e Crespo (Tigres) - Técnico: Juan José Rithner (capitão).

(Dados da internet)

 

 

 

 

Comentários