Clubes agiram certo ao manter jogos sem público.

 

(Foto: CBF)


Quem acompanha mais de perto o futebol brasileiro, certamente apoia a atitude de 19 dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro – a exceção é o Flamengo –, que optaram pela continuação do certame nacional ainda sem a presença de torcedores.

Isso foi decidido em reunião do Conselho Técnico conduzida pelo presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, com a presença dos vice-presidentes da entidade, Castellar Guimarães, Gustavo Feijó e Antônio Nunes, dos presidentes das federações e representantes dos clubes da Série A, além de integrantes da diretoria da CBF.

O Conselho Técnico contou ainda com a participação da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF).

Os 19 clubes participantes do Conselho Técnico decidiram, por unanimidade, que somente haverá o retorno de público às partidas da Série A quando as autoridades públicas de todas as cidades dos clubes participantes autorizarem, garantindo a isonomia total na competição.

O Conselho Técnico da Série A voltará a se reunir no dia 28 de setembro para deliberar sobre o tema. CBF e clubes intensificarão os contatos com as autoridades sanitárias locais para buscar as autorizações necessárias até aquela data.

Os clubes decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou o Flamengo a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 24 de março de 2021. Além disso, solicitarão celeridade para que o processo seja levado à apreciação do Pleno do Tribunal.

Por fim, os clubes manifestaram, por unanimidade, que irão pleitear à CBF que sejam suspensas rodadas da competição nas quais clubes sinalizem com a utilização de liminar para contar com público nos estádio. A CBF irá analisar juridicamente a questão, uma vez que interfere na esfera de direito de terceiros, adquirentes de propriedades comerciais da competição.

 

Comentários