DE SUBURBANO PARA SÉRIE A 2

 

Primeiro Torneio-Início da 2ª Divisão durou três dias


 


Nesse domingo (5) será dada a largada para mais uma edição do Campeonato Pernambucano da Série A 2, a Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano, com a participação de 14 clubes. O campeão e o vice-campeão terão acesso à Série A 1 de 2022. Os participantes são estes, divididos em dois grupos de sete, enfrentando-se entre si em apenas jogos de ida são:

GRUPO A

América (Recife)

Atlético Pernambucano (Carpina)

Cabense (Cabo de Santo Agostinho)

Centro Limoeirense (Limoeiro)

Ferroviário do Cabo (Cabo de Santo Agostinho)

Íbis (Paulista)

Ipojuca (Ipojuca)

GRUPO B

1º de Maio (Petrolina)

Barreiros (Barreiros)

Caruaru City (Caruaru)

Pesqueira (Pesqueira)

Petrolina (Petrolina)

Serrano (Serra Talhada)

Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe)

Em 2020, o Vera Cruz foi campeão pela quarta vez e subiu para a Série A 1 (Foto: Divulgação)
 

RELEMBRANDO O SUBURBANO

O surgimento do futebol em Pernambuco no alvorecer do século XX, ensejou a criação de muitos clubes no Recife, tanto no centro da cidade, como nos subúrbios ou arrabaldes, que posteriormente passaram a ser tratados por bairros. Com a proliferação dessas equipes, houve a necessidade da criação de uma entidade que pudesse agrupá-las, posto que não cabiam na LPDT – Liga Pernambucana de Desportos Terrestres –, que regia o Campeonato Pernambucano. Assim, surgiu a Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT), em 1º de fevereiro de 1929. Seus primeiros filiados foram os clubes ABC, Afogadense, Associação Atlética do Arruda (AAA), conhecida popularmente como Trinca de Ás, Arruda Diversional, Atheniense, Aurora, Auto Sport, Cordeirense Fluminense, Great Western, Independência, Íris, Jutaí, Monteirense, Nacional, Palmeiras, Pina, Recife, Rio Branco, Rio Corrente, Santos Dumont, Tejipió, Tráfego, Torre, Tuyuti e Varzeano.

Com a criação da ASDT, o futebol suburbano tomou um impulso extraordinário. Com isso, os jogos da primeira divisão do Campeonato Pernambucano começaram a passar por um preocupante esvaziamento. Um clássico no subúrbio atraía uma verdadeira multidão. Havia casos em jogadores da elite eram atrações suburbanas. A AAA, por exemplo, constituía-se numa espécie de filial do Santa Cruz, utilizando, às vezes, até os 11 titulares do Clube das Multidões, pelo menos em amistosos, que eram constantes.


 Íris, campeão suburbano em 1928 (Foto:Museu Virtual do Futebol)

Mais tarde, vários desses times, que se destacaram, passaram a fazer parte da divisão principal, como aconteceu com Atheniense, Great Western, Associação Atlética do Arruda, Fluminense, Israelita, Encruzilhada e Íris. 

FESTA DE ARROMBA

Logo no ano de sua fundação, a nova entidade realizava, em 28 de abril, o torneio-início de seu primeiro campeonato, com a participação de 38 clubes. O evento tornou-se fantástico, porque era a apresentação de todas as equipes que disputariam o certame, com partidas eliminatórias até ser conhecido o campeão do torneio.

O local dos jogos foi o campo do América, no bairro da Jaqueira. O Torneio-Início, dadas as suas características teve que ser dividido em três dias de disputa. A taça foi levantada pelo Atheniense, que somou 72 pontos, ficando em segundo lugar, com 69, a Associação Atlética Great Western, o time da empresa inglesa encarregada do transporte ferroviário no Estado. O Atheniense também conquistou mais tarde o campeonato propriamente dito, sendo chamado de “pai dos subúrbios.” Já o campeonato em si foi considerado o maior do Brasil em número de participantes.

Náutico em 1956, com dois oriundos do Íbis e do Tacaruna, respectivamente Caiçara e Lula. O time é este: em pé, Caiçara, Cavani, Lula, Nicolau, Nenzinho e Gilberto; agachados, Zezinho Caixão, o paraguaio Benitez, Ivson, Jorginho e Paulinho (Foto: arquivo do Blog)


NOVOS CLUBES

Posteriormente surgiram outros clubes que fizeram história no chamado Campeonato Suburbano, a mais tarde segunda divisão estadual, hoje Série A. Alguns deles foram Agro, Água Fria, Americano, Arruda Diversional, Asa Branca, Aurora, Bahia, Botafogo da Estância, Cacique, Casa Forte, Caxangá, Centro Esportivo Pernambucano, Centro Esportivo Regional, Centro Regional do Brum, Elmo, que o desportista José Geraldo Mota carregava nas costas, Equador,  Estudantes, Great Western, Locomoção, Luz e Força, Moinho Recife, Mocidade, Modesto, Palmeira, Portela, Tacaruna. Este pertencia a uma fábrica de estopas existente no bairro do mesmo nome, em prédio ainda existente, nas proximidades do Shopping Tacaruna e do Centro de Convenções. Locomoção e Portela eram sediados no centro antigo de Jaboatão dos Guararapes. O primeiro reunia ferroviários, empregados da Great Western, e o segundo congregava o pessoal da fábrica de papel Portela. Quanto ao Great Western, este representava a empresa encarregada do transporte ferroviário no Estado, como um todo.

Alguns jogadores saídos do subúrbio para os times principais foram a quase eterna dupla de zaga do Náutico, Caiçara (Íbis, quando ainda engatinhava) e Lula (Tacaruna), que se manteve estável nos Aflitos durante nove anos; Djalma, atacante que fez furor no América, Sport e Porto de Portugal, surgido no Caxangá; e Adelmo, goleador do Santa e do Sport, revelado pelo Cacique do Zumbi.

Djalma saiu do Caxangá para aterrorizar os goleiros no futebol profissional (Foto: internet)


O pessoal do Centro Esportivo do Pina faz questão de alardear que o famoso Ademir, artilheiro da Copa do Mundo de 1950, antes de aparecer no Sport, vestiu sua camisa. Ademir nasceu no bairro do Pina, onde localiza-se o CEP.

 

CAMPEÕES E VICES DA SÉRIE A 2

O antigo Campeonato Suburbano, mais tarde denominado de Segunda Divisão, só em 1977 passou a funcionar no novo formato, com acesso e decesso, tendo sido estes os campeões e os vice-campeões até agora:

1977 Maguari (Bonito) / Ferroviário (Recife)

1978 a 1994 – não houve

1995 Sete de Setembro (Garanhuns) / Centro Limoeirense (Limoeiro)

1996 Flamengo (Arcoverde) /  !º de Maio (Petrolina)

1997 Ferroviário (Serra Talhada) / Petrolândia (Petrolândia)  

1998 Unibol (Recife) / Surubim (Surubim)

1999 Central (Caruaru) / Íbis (Recife)

2000 AGA (Garanhuns)  /  Centro Limoeirense

2001 Petrolina / Intercontinental (Recife)

2002 Itacuruba (Itacaruba)  /  1º de Maio

2003 Porto (Caruaru) / Serrano (Serra Talhada)

2004 Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe)  /   Vitória (Vitória de Santo Antão)

2005 Estudantes (Timbaúba) / Central

2006 Vera Cruz (Vitória de Santo Antão) / Cabense (Cabo de Santo Agostinho)

2007 Salgueiro (Salgueiro) / Sete de Setembro                         

2008 Vitória / Cabense

2009 Vera Cruz / Araripina (Arroína)

2010 Petrolina / América (Recife)

2011 Serra Talhada (Serra Tallhada)  /  Belo Jardim

2012 Chã Grande (Chã Grande)  /  Pesqueira (Pesqueira)

2013 Vitória  /  América (Recife)

2014 Vera Cruz / Atlético (Carpina)

2015 Belo Jardim  / Vitória

2016 Flamengo (Arcoverde)  /  Afogados (Afogados da Ingazeira)

2017 Pesqueira  /  Decisão

2018 Petrolina  /  Centro Limoeirense

2019 Decisão / Retrô (Camaragibe)    

2020 Vera Cruz  /  Sete de Setembro

                               

 

 

Comentários