FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

MEDALHAS, MESSI E NEYMAR

Mais uma medalha de ouro para o Brasil (Foto: reprodução internet)


Um início de sábado emoldurado pelas cores verde e amarela. Novos feitos extraordinários de nossos representantes na Paraolimpíada. O vôlei sentado feminino obteve o bronze, com sensacional vitória sobre o Canadá por 3 sets a 1. Minutos depois, o Brasil levantava pela quinta vez o título de campeão no futebol de 5. Sensacional!


QUINA BRASILEIRA

O Brasil que havia conquistado a taça no futebol da Olimpíada, realizada no Japão, assim como a Paraolimpíada, também foi envolvido pelo faiscante brilho do ouro no futebol de 5. Decisão espetacular com a Argentina. Jogadores esforçados lá e cá. Deficientes visuais, têm dificuldades para controlar a bola e até visualizá-la. Por isso, lances bizarros acontecem. Mas, os atletas criaram os atalhos para sair do aperto. Placar apertado de 1 x 0, gol de Nonato em jogada puramente individual, como o futebol de 5 exige.

FUTEBOL NÃO É GUERRA

Apesar da mais do que secular rivalidade entre Brasil e Argentina no terreno esportivo, foi elogiável, em meio às comemorações dos brasileiros, os abraços recebidos dos nossos vizinhos. Instantes de confraternização, não obstante a tristeza dos derrotados. É assim que o desporto deve ser. Enfim, um confronto esportivo não é uma guerra.

MAIS ARGENTINO NA ROTA

Começou com esse jogo em Tóquio, mais um confronto, pulverizado, podemos dizer assim, Brasil x Argentina. Depois da decisão do ouro em quadra japonesa, vêm duas batalhas nesse domingo (5) em ambiente brasileiro. Teremos o voleibol masculino em ação, para o Brasil, uma revanche após a recente derrota na disputa do bronze da Olimpíada. E tem mais um Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Jogo em São Paulo, às 16h. O Brasil, com 100% de aproveitamento lidera o grupo sul-americano, com 21 pontos. A Argentina é vice-líder, com 15.

NEYMAR X MESSI

Rivalidade e amizade

Novamente companheiros de time, Neymar e Messi, do Paris Saint Germain, estarão frente a frente outra vez, como já aconteceu no tempo em que defendiam o Barcelona. Logicamente, cada um procura superar o outro, mas fora de campo são amigos.

RELEMBRANDO O BONZÃO

Eu, o amigo Gordo, na RG Adeílson, e sua irmã Socorro, a esforçada presidente da Sociedade Musical Novo Século, a centenária banda da nossa Santa Cruz do Capibaribe, visitamos o empresário do ramo gráfico e nosso conterrâneo, Sebastião Figueiroa. Tratamos de um assunto referente ao ato a realizar-se em 20 de outubro, em Santa Cruz, numa homenagem a um filho da terra, Otávio Sinésio Aragão, que naquela data completaria cem anos. Cabo do Exército, morreu muito jovem, derramando seu sangue pela Pátria, ao ser alvejado por balas nazistas na célebre Batalha do Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas numa conversa de alvirrubros com Figueiroa, o Náutico não poderia deixar de vir à tona. Um apaixonado torcedor do Timbu, ele relembrou o tempo em que chegava aos Aflitos com uma orquestra acompanhando o boneco Bonzão, que tanto alegrava a timbuzada. “O Bonzão ficava piscando o olho pra turma”, salientou. Bom, piscando ou não, o que eu sei é que o Bonzão saiu de cena porque dirigentes achavam que dava azar.

BOLA EM JOGO NA A 2

Mais uma edição da Série A 2, a antiga Segunda Divisão, está começando. Em outras partes do blogue há matérias destrinchando o assunto, com a programação da primeira rodada, composta destes jogos: Cabense x Íbis, Atlético Pernambucano x Ipojuca, Caruaru City x Pesqueira, Ferroviário do Cabo x Centro Limoeirense, 1º de Maio x Petrolina e Serrano x Ypiranga.

IGUALDADE

Quando a Série A 3 (Terceira Divisão) estiver funcionando, cada campeonato em Pernambuco terá 10 participantes, com acesso e decesso de dois.

SÓ O TIMBU EM CASA

Novamente o Náutico joga em casa. Neste sábado (4), depois do empate com o Vitória, com sabor de derrota, o Timbu recebe o Guarani, às 17h15, nos Aflitos. O Bugre, dirigido por Daniel Paulista, ex-jogador do Alvirrubro, está na sétima colocação, com 33 pontos, um apenas abaixo do Náutico, que é o sexto, com 34. Jean Carlos, que acaba de renovar contrato, precisa dar um chá de ânimo à sua turma.

Os outros dois grandes jogam fora, nesse domingo (5). O Santa Cruz procura morder o Paysandu, em Belém, na sua luta crucial para escapar do rebaixamento à Série D do Brasileirão, enquanto o Sport, novamente no Z 4 (19º) da Série A encara o Athlético Paranaense, em Curitiba.

Na Série D, o Retrô trata de solidificar sua passagem para a segunda fase, encara o Murici-AL na casa do adversário, enquanto o Central despede-se do campeonato, jogando em seus domínios contra o América de Natal, já classificado.

 

 

  

Comentários