Jogos da Série B terão torcida, mas só do clube mandante

 

O presidente Ednaldo Rodrigues, da CBF, comandou o Conselho Técnico (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Conforme acordado por ocasião do último encontro, o Conselho Técnico Extraordinário da Série B do Campeonato Brasileiro voltou a se reunir nesta sexta-feira, 17. Representantes dos 20 clubes disputantes da competição definiram, por maioria, pelo retorno do público aos estádios a partir da 25ª rodada, com início já nesse domingo, 19.

Segundo relato da Diretoria de Competições apresentada aos participantes, a grande maioria das cidades envolvidas no campeonato já liberou ou tem o compromisso de liberar a volta dos torcedores às arquibancadas até o início da referida rodada. O retorno obedecerá ao percentual de ocupação definido por cada autoridade local e estará condicionado ao cumprimento de um rígido protocolo sanitário (leia aqui) desenvolvido pela Comissão Médica Especial da CBF.

A reunião desta sexta-feira foi conduzida pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e contou com a presença dos vice-presidentes da entidade nacional, Antônio Aquino, Gustavo Feijó, Antônio Carlos Nunes e Fernando Sarney; do vice-presidente jurídico, Carlos Eugênio Lopes, dos presidentes das federações com clubes integrantes na Série B, além de integrantes da diretoria da CBF.

O Conselho Técnico contou ainda com a participação de representantes da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF).

VAR

Durante o Conselho Técnico Extraordinário os clubes também tiveram a oportunidade de avaliar a implantação da ferramenta de árbitro de vídeo na Série B do Campeonato Brasileiro. Eles ouviram uma exposição do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, e manifestaram suas posições a respeito do tema.

Visando â padronização mínima na geração das imagens das partidas da competição, o presidente Ednaldo Rodrigues anunciou que a entidade garantirá, quando necessário, a contratação de mais duas câmeras por partida. O investimento nesta melhoria será integralmente arcado pela CBF e dará ainda mais condições técnicas para atuação dos árbitros de vídeo escalados.

SÓ UMA TORCIDA

“O protocolo é o resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar, que pensa em todos os fatores que cercam uma partida de futebol profissional. Ressaltamos que presença de público depende da anuência das autoridades sanitárias locais. Nosso parecer leva em consideração o contexto atual do Brasil em relação ao combate à Covid-19. A qualquer momento, em caso de agravamento das condições da pandemia, este poderá ser modificado ou interrompido, se assim decidido em conjunto pela CBF e pelos clubes envolvidos”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) e líder da Comissão Médica Especial da CBF, Jorge Pagura.

Será permitida apenas a presença da torcida do clube mandante a fim de se evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades.

- Para a venda de ingressos e o acesso ao estádio, os clubes devem elaborar e apresentar planos operacionais atualizados, já considerando este protocolo.

- O protocolo considera a situação epidemiológica de cada localidade sede dos estádios onde serão realizadas as partidas, sempre em consonância com as autoridades sanitárias locais.

- Seguem em vigor as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, além da exigência de realização de testes laboratoriais para a detecção da COVID-19 e de vacinação plena dos torcedores.

Taxa de normalidade

A taxa de normalidade COVID-19 é uma pontuação que pode ser usada como um critério para o momento ideal para o retorno do público nos estádios com segurança. Essa pontuação considera 6 (seis) parâmetros da pandemia no município:

1 – Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias)

2 – Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias

3 – Mortalidade por COVID-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

4 – Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

5 – Letalidade de COVID-19 (global)

6 – Percentual da população PLENAMENTE VACINADA contra SARS-CoV-2

 

Comentários