FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 






 

O TIMBU ESPANTA A MACACA?


O Náutico deu uma descansada e na tarde deste sábado (16), confiante no novo arranque que está tomando, volta a campo. Jogará fora de casa, no Moisés Lucarelli, em Campinas, contra a Ponte Preta. Todos sabem como é problemático encarar a Macaca no seu domínio, porém o Timbu espera espantá-la. Vai conseguir? Vindo de uma vitória por 3 x 2 sobre o Goiás, o campeão pernambucano está em nono lugar, com 41 pontos, e ainda luta para ficar rondando mais de perto o G 4, onde já foi rei. A Ponte está na 15ª posição, com 34 pontos. Sem Vinícius, o time dos Aflitos tem seu poder de fogo lá na frente reduzido, mas o espírito de luta deve prevalecer.

LEÕES NA ARENA

Não estou falando do Coliseu Romano, onde os leões devoravam os cristãos, mas da Arena de Pernambuco, que o rubro-negro Nato, Fortunato Russo Sobrinho, quer que se chame Vavá, pernambucano bicampeão do mundo em 1958/62. Refiro-me ao jogo desse domingo (17), quando o Sport recebe o Santos.  Neste momento, antes da 27ª rodada, o Z 4, onde o Leão está tem esta formação: 17º) Bahia-27, 18º) Sport-26, 19º) Grêmio- 23, 20º) Chapecoense-13. O Santos é o primeiro fora do quadrado, com 28 pontos. Se derrotá-lo, o Sport passa a ter 31, sai da zona e empurra o Peixe para baixo. É bom lembrar que o Bahia joga neste sábado com o América-MG. Se vencer, deixa o bloco do rebaixamento, cedendo lugar ao time paulista. E com isso aumenta a sede de vitória do Sport.

TIRO CURTO NA SÉRIE A 2

Neste fim de semana tem início a segunda fase da Série A 2 em Pernambuco. São dois quadrangulares, com os times enfrentando-se entre si, em jogo apenas de ida. Ou seja, cada equipe fará três partidas. Começar vencendo é o que os oito classificados desejam. Depois virá outro quadrangular no mesmo modelo, que apontará o campeão e o vice, os quais entrarão na Série A 1 em 2022.

OS JOGOS

O tirinete começa neste sábado (16), com os jogos do Grupo C. Em Ipojuca, o Ipojuca recebe o Caruaru City, no Estádio Antônio Dourado, e em Petrolina, no Paulo Coelho, o Petrolina encara o Atlético Pernambucano. Amanhã haverá os encontros do Grupo D: América x Ypiranga, no Ademir Cunha, em Paulista, e 1º de Maio x Íbis, no Paulo Coelho, em Petrolina. Os quatro jogos começarão às 15h.

PERNAMBUCO-BAHIA

Com dois times, o Petrolina e o 1º de Maio, a cidade de Petrolina entra na disputa em vantagem para Ipojuca (Ipojuca), Caruaru (Caruaru City), Carpina (Atlético), Recife (América), Santa Cruz do Capibaribe (Ypiranga) e Paulista (Íbis). Os petrolinenses querem ver sua terra novamente inserida na chamada elite, até mesmo para não continuar a ser passada para trás pela baiana Juazeiro, na outra margem do São Francisco, que mantém a Juazeirense no Estadual da Boa Terra há vários anos.

COMO UM RAIO – Antigamente, um jogador que começasse a pintar em Pernambuco, ia sendo falado aos pouquinhos no Centro-Sul, para onde todos queriam ir por motivos justificáveis. Agora, as notícias correm a jato, lembrando o frevo do saudoso Carlos Fernando sobre o bloco do histórico folião de Caruaru Cacho de Coco: “É um bloco veloz feito um raio / Chamado Sou Eu Teu Amor”. O jovem meia Gustavo, 19 anos, maranhense saído da base do Sport, mal começou a botar a cabeça de fora, já está sendo cogitado para jogar fora do País.  

 


 

CEARENSES E OS OUTROS – Leio no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, comentário do colunista Alexandre Mota, comparando o mar de rosas que o futebol cearense atravessa na Série A do Campeonato Brasileiro com o momento crítico que pernambucanos e baianos atravessam, via Sport e Bahia, dentro e fora de campo. Numa opinião sensata, séria e desprovida de bairrismo, o colega mostra a competência administrativa profissional administrativa implantada por lá, evitando dar o salto além das pernas. Foi a fórmula encontrada pelo Vovô e o Leão do Pici para se contraporem às chamadas potências do futebol nacional.

EMPOLGAÇÃO DA MASSA

A possibilidade de obter a classificação para a Copa do Nordeste, no próximo ano, tem mexido com a torcida do Santa Cruz. O povão ainda sente a dor do rebaixamento para a Série D, no entanto, vê o jogo contra o Floresta do Ceará, terça (19), na Arena, como um paliativo neste momento de frustração. O bom é que a TV Jornal estará transmitindo, beneficiando milhares de tricolores que, pelos mais variados motivos, não poderão comparecer à Arena.

 

Pipico

Comentários