Parecia que o Náutico estava se vingando de 65

 

Um empate em jogo de muitas emoções (Agência Brasil-EBC)

 Aqui se faz, aqui se paga, diz o ditado. O Náutico, que reagiu e transformou uma iminente derrota por 2 x 0 num valioso 2 x 2, dadas as circunstâncias, nesse domingo (24), nos Aflitos, já havia passado pela mesma situação, mas de modo adverso, exatamente no Estádio dos Aflitos. E diante do Vasco da Gama. Isso no já longínquo ano de 1965.

Agora, na Série B do Brasileiro 2021, foi como se tivesse sido uma vingança. Um dado a mais apenas para ser registrado na história do Timbu.   

Em 1965, na antiga Taça Brasil, o Náutico, depois de ter eliminado Remo, Vitória e Fortaleza, estreava nas quartas de final contra o Vasco. Na noite de 3 de novembro, o Timbu estava dando um banho no time carioca. O ponta-direita Nado pintava e bordava com Oldair, levando o zagueiro Brito a gritar a todos os momentos para o lateral esquerdo vascaíno, mandando-o soltar o sarrafo “nesse baixinho”.  O Náutico vencia por 2 x 0, gols de Bita, irmão de Nado. A torcida alvirrubra já vivia a sensação de uma vitória espetacular, quando o centroavante cruzmaltino, Célio, balançou duas vezes a rede, frustrando a timbuzada. O Náutico do técnico Antoninho foi este: Joélcio; Gena, Mauro, Gilson Saraiva e Clóvis; Didica e Ivan; Nado, Bita, Nino e Lala.

Náutico 1965: em pé, Gena, Joécio, Didica, Gilson Saraiva, Mauro e Clóvis; agachados, Nado, Bita, Nino, Ivan e Lala (Foto: Revista do Esporte) 

Agora em 2021, foi como se a equipe de Hélio dos Anjos – Anderson; Hereda (Jeferson), Rafael Ribeiro, Yago e Júnior Tavares; Rhaldney (Matheus Trindade), Matheus Jesus e Jean Carlos; Jailson (Jacob Murillo), Vinícius e Caio Dantas (Paiva) – tivesse levado o clube dos Aflitos à forra.

Desta vez foi o time da casa que reagiu e empatou em 2 x 2. Seus gols, assinalados por Vinicius e Yago, surgiram após Nenê e Cano terem levado os visitantes à vantagem de 2 x 0.

O empate não foi bom para nenhum dos dois. Mas dos males, o menor. Faltando sete rodadas para o campeonato terminar, os dois batalham desesperadamente para chegar ao G 4, que dá acesso à Série A 1.

O Náutico (9º / 45), volta a campo, enfrentando o Brasil (20º / 20), quinta-feira (28), em Pelotas-RS. No dia seguinte, o Vasco (6º /47) recebe o CSA (8º / 45), em São Januário-RJ.

 

Comentários