SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 Homenagem póstuma a um herói nacional no dia do seu centenário



 

Nesta quarta-feira (20), Santa Cruz do Capibaribe, cidade do Agreste, a 190 km do Recife, homenageará um filho da terra, o cabo do Exército Otávio Synésio Aragão, que se visse fosse completaria 100 anos. Herói da Pátria, ele foi morto durante a Segunda Guerra Mundial, atingido por uma granada nazista. O ilustre filho de Santa Cruz integrava as Forças Aliadas, das quais o Brasil participava com a FEB (Força Expedicionária Brasileira). Fazendo parte de um batalhão que voltava de uma das várias incursões realizadas por nossos compatriotas para a célebre tomada do Monte Castelo, na Itália, ele foi ferido mortalmente.



Na rua que leva seu nome, na cidade onde o cabo Otávio nasceu, haverá a partir de 19h, um evento especial, contando com autoridades locais, civis, militares e religiosas. Participação da centenária Banda Musical Novo Século, que executará um dobrado composto pelo maestro Rubinaldo Catanha, dedicado ao cabo Otávio. Será ao mesmo tempo apresentado um vídeo com vários sobre o homenageado.

Serão distribuídos alguns exemplares do livro “História de um Expedicionário”, escrito por Neusa Aragão Barros, sobrinha do cabo Otávio. Familiares do herói santa-cruzense, moradores de Santa Cruz e outras cidades estarão presentes.

Rua Cabo Otávio Aragão (Divulgação)


Pela manhã será realizada uma reunião extraordinária da Câmara Municipal do Santa Cruz do Capibaribe, enfocando o sacrifício, pela Pátria, do cabo Otávio Synésio Aragão.

Seus restos mortais estão depositados no Monumento ao Pracinha, no Aterro do Flamengo, no Rio, onde repousam muitos outros brasileiros que perderam a vida em plena mocidade, no sangrento conflito mundial que ceifou tantas vidas, injustificadamente.

Comentários