RACISMO NO FUTEBOL

 CBF, federações e clubes reagem ao preconceito


Ednaldo Rodrigues, primeiro presidente negro da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O dia 20 de novembro tem sido muito especial e marcante para todo o povo brasileiro. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma data que valoriza o orgulho negro e joga luz sobre a luz antirracista em todo o Brasil.

– Um dos mais importantes fenômenos culturais do País, o futebol não tem como ficar de fora disso. Até os dias de hoje, atletas e torcedores ainda sofrem como alvos de manifestações racistas e preconceituosas em jogos ao longo do ano. Para que cenas como essas não aconteçam e deixem de se repetir, é fundamental trazer o debate do Dia da Consciência Negra para dentro do futebol.

Foi assim que falou o presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, baiano, que durante mais de 15 anos presidiu a Federação Baiana de Futebol. Primeiro presidente negro da história da entidade, Ednaldo frisou a necessidade de fazer do futebol um espaço de transformação para todos.

– O Dia da Consciência Negra é uma data em que reafirmarmos nosso orgulho como povo. E o futebol, mais que um esporte, é um espelho para toda a sociedade. Os jogadores inspiram nossos jovens, os jogos são vistos por todas as camadas sociais. Por isso, ele precisa ser um espaço de fraternidade e tolerância. Nossa missão é conjuntamente trabalhar para que ele jamais seja palco de qualquer tipo de preconceito – ressalta o comandante do futebol brasileiro no momento.

Para reforçar a importância e o significado do Dia Nacional da Consciência Negra, a CBF e os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro produziram um manifesto coletivo em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, organização que monitora casos de racismo e realiza ações antirracistas no

Para reforçar a importância e o significado do Dia Nacional da Consciência Negra, a CBF e os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro produziram um manifesto coletivo em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, organização que monitora casos de racismo e realiza ações antirracistas no futebol brasileiro. 


Comentários