DUPLA COMEMORAÇÃO

 Íbis festeja acesso e aniversário


 

O Íbis novamente é um time de primeira (Foto: Folha de Pernambuco)

Além do vice-campeonato da Série A 2, que significou a volta à Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano, do qual participou pela última vez em 2000, o Íbis Sport Club está em festa neste feriado que lembra a Proclamação da República. É que o rubro-negro de Santo Amaro, como era conhecido antes de se mudar para Paulista, foi fundado em 15/11/1938, estando, portanto, a completar 83 anos.

O clube surgiu com a finalidade de divertir os funcionários da TSAP (Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco), escolhendo como símbolo o íbis, ave, que segundo as crenças existentes no Antigo Egito, protegia a agricultura na época das enchentes no Rio Nilo. Um dos fundadores foi o sr. Onildo Ramos, pai de Ozir Ramos, ex-presidente, e avô de Ozir Júnior, atual presidente.

Os funcionários da TSAP davam uma contribuição mensal, descontada em folha, para a sobrevivência do Íbis, que só em 1947 disputou o Campeonato Pernambucano pela primeira vez.

No jogo que acaba de carimbar sua volta, neste domingo (14), em Petrolina, o Íbis foi beneficiado por o empate por 2 x 2 com o Petrolina. Mesmo jogando no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, chegou a estar vencendo por 2 x 1, resultado que o levaria a sagrar-se campeão da Série A 2. Todavia, o Petrolina empatou e o Caruaru City, que também empatou seu jogo – 0 x 0 contra o América – terminou levantando a taça.

Como o Íbis desperta muito interesse entre velhos e novos desportistas, vou contar algumas histórias sobre o time da família Ramos, como passou a ser chamado.

Comentários