FUTEBOL & ESSA COISA TODA... Lenivaldo Aragão

TIMBUZADA VAI ÀS URNAS – O Clube Náutico Capibaribe vive um dia intenso neste domingo (5), com a eleição do seu novo presidente. Três alvirrubros estão no páreo, na corrida para assumir o posto atualmente ocupado por Edno Melo. São eles, o vice-presidente Diógenes Braga, chapa “Avança Náutico); Bruno Becker, “Náutico Sustentável”; e Plínio Albuquerque, “Inova Náutico”.  A votação vai de 8h a 17h, e o que for eleito comandará o clube, de janeiro de 2022 a 2023. Uma pesquisa feita pelo Diario de Pernambuco mostrou Diógenes como favorito (61,9%), Bruno em segundo lugar (25,1%), e Plínio em terceiro (13%). Esperamos que o pleito timbu transcorra em clima de harmonia.

Domingo agitado na Av. Conselheiro Rosa e Silva (Foto: arquivo do Blog)

LEÃO PRESTIGIADO – Não obstante ter sido um jogo de caráter amistoso, a torcida do Sport, mesmo ainda ressentida com a queda para a Série B, prestigiou seu time no encontro com o Flamengo. Os jogadores se empenharam. Do lado carioca também houve muito esforço. O goleiro Hugo fez milagres, posto que o Leão esteve perto de ganhar o jogo. Não se pode deixar de mencionar, por outro lado, a boa atuação de Maílson, o goleiro do vice-campeão pernambucano, um dos melhores da posição no Brasileiro de 2021. O 1 x 1 não foi ruim, no entanto, o Leão deixou o campo da Arena com aquele gostinho de quero mais. A próxima meta é o Campeonato Pernambucano, no qual o Rubro-Negro buscará sua 41ª conquista.  

EXEMPLO A SER SEGUIDO – O Fortaleza morejou quase uma década para sair da indesejada Série C – a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro – e ao ingressar na Série B, tomou fôlego e pulou para a A, onde chegou para ficar. Acaba de conquistar uma vaga na Copa Libertadores, competição na qual, por seu intermédio, o futebol cearense estreará. O Tricolor do Pici é hoje apontado como um exemplo, não apenas no Nordeste, mas no Brasil. Investe dentro das suas possibilidades, paga absolutamente em dia, e pelo que se sabe, não há cobrador batendo à sua porta. E é apoiado pela sua torcida.

BOLEIROS, NADA – Como aconteceu no ano passado, agora em 2021 novamente deixará de haver o tradicional Dia do Boleiro, que parou na sua 19ª edição. O motivo é a Covid-19, que ainda não está totalmente dominada e aparece com um novo ‘afiliado’, espalhando medo pelo mundo. Vamos esperar que daqui a um ano esteja a situação normalizada.

NO ESTALEIRO – Ainda falando de ex-jogador, o ex-volante Lourival, o segundo em número de jogos realizados pelo Náutico, perdendo apenas para Kuki – 387 x 386 – está baleado, usando a gíria que corre no mundo da bola. Depois de uma cirurgia – antes já tinha feito outra – está há um tempão recolhido à sua residência. Como a operação foi num pé, tem dificuldades para caminhar. “Para o ano espero estar bem e vou jogar na pelada dos boleiros”, promete.

CARUARU, SIM – Neste sábado (4), numa iniciativa do ex-jogador João Luiz, antigos defensores do Central das mais diferentes épocas, encontraram-se num restaurante de Caruaru, numa baita confraternização. Certamente foram tomadas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Confraternização dos ex-jogadores do Central (Foto: Divulgação

SANTO AMARO, VICE – Num encontro casual com o ex-jogador Rubem Salim, a conversa, mesmo rápida, girou em torno do futebol. Salim, que antes da bola fez parte de um conjunto musical. Entre outras coisas foi relembrada a Taça de Bronze, terceira divisão nacional em que o Santo Amaro, que tinha Salim como técnico e atleta, foi vice-campeão. Vou recontar essa história.  

TRICAMPEÃO – Uma vitória por 3 x 0 sobre o Escolinha do Engenho do Meio, em jogo realizado no CT do Retrô, deu ao Centro Esportivo do Pina o título de tricampeão pernambucano amador. O meia atacante Richard foi a sensação do encontro, tendo marcado os três gols. Cada equipe teve dois jogadores expulsos.

DOUTOR SPINELLI – Uma notícia triste me foi dada pelo amigo Fred Carvalho. Morreu o médico Manuel Spinelli, que teve uma vida voltada para os clubes menos favorecidos, principalmente o Íbis, apenas para ajudar, embora tenha passado pelo Náutico. Há anos vivia em Caruaru, sua terra natal.

DEU SPORT - Foi no teste deste sábado (4) na Timemania. O rubro-negro pernambucano foi sorteado como o time do torcedor. Dá algum dinheiro. Não deve ser grande coisas, mas em momento de crise tudo serve.

Comentários