HISTÓRIAS DELICIOSAS

POR FERNANDO AZEVEDO-PIXOTO



NA EUROPA, NÁUTICO TINHA UM INTÉRPRETE PRA BOI DORMIR



NOS ANOS 1950/51/52, O NÁUTICO FOI TRICAMPEÃO DE FUTEBOL. EM 1953, ACONTECE O FATO HISTÓRICO DE UMA VIAGEM À EUROPA NUMA DEMORADA EXCURSÃO. O NÁUTICO ESTAVA FAMOSO E O JORNALISTA HÉLIO PINTO, FOI O RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO. O PRESIDENTE ERA ELÁDIO DE BARROS CARVALHO. DELEGAÇÃO PRONTA COM PALMEIRA COMO TECNICO, E NÃO HAVIA ESSA EQUIPE TODA PARA CUIDAR DAS COISAS. CADA UM QUE SE VIRASSE. FALTAVA, NO ENTANTO, O PRESIDENTE DA DELEGAÇÃO E ERA DIFÍCIL A DISPONIBILIDADE DE UM DIRIGENTE QUE PASSASSE UM MÊS FORA DO SEU TRABALHO. É QUANDO NUMA REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO, SURGE O CANDIDATO ÚNICO E INSUBSTITUÍVEL, POIS ALÉM DE SER UM AUTÔNOMO, FALAVA E ESCREVIA FLUENTEMENTE O INGLÊS E O FRANCÊS. O ALEMÃO, APENAS FALAVA, MAS NÃO ESCREVIA. ACEITAÇÃO FOI UNÂNIME.


Delegação alvirrubra no antigo Aeroporto do Ibura, antes do embarque para a Europa, em maio de 1953. Em pé: Palmeira (técnico), Marcos, Vicente, Lula, Ivanildo, Eládio de Barros Carvalho,Genaro, Alheiros, Gilberto, Wilton e Ivson; agachados: Manuelzinho, Hélio Mota, Alcidésio, Irani, Djalma, Dico, Caiçara e o jornalista Hélio Pinto. Apesar de estar no grupo, Eládio, o presidente do clube, não viajou. Zeca e Elói chegaram atrasados e não fizeram parte da foto histórica .


SEGUE A DELEGAÇÃO PELA PANAIR DO BRASIL, COM NUMEROSAS ESCALAS E TROCA DE VOOS, PRÓPRIAS DA ÉPOCA, ATÉ O DESTINO FINAL: ALEMANHA. JÁ EXAUSTOS, SEGUEM PARA O HOTEL LEVADOS PELOS DIRIGENTES ALEMÃES. DEPOIS DE RETIRADAS TODAS AS MALAS, O JOGADOR CAIÇARA NÃO ACHA A SUA. DIRIGE-SE ENTÃO AO POLIGLOTA PRESIDENTE DA DELEGAÇÃO. NA PORTARIA ESTAVA UM POLICIAL FARDADO. O PRESIDENTE VAI ATÉ ELE E DIZ: MALETA, M-A-L-E-T-A (FAZIA A IMITAÇÃO DA MALA COM AS MÃOS) JOGADOR DO NÁUTICO, CAIÇARA, ROUBARAM. E RODAVA O POLEGAR DIREITO NA PALMA DA MÃO ESQUERDA.

O POLICIAL NADA ENTENDIA DO ALEMÃO DO PRESIDENTE. CAIÇARA FOI SALVO POR GENARO, TAMBÉM JOGADOR E ESTUDANTE DE MEDICINA, QUE TRAÇAVA O FRANCÊS NUMA BOA. A MALA FOI ACHADA. O NÁUTICO TROUXE VITÓRIAS E HISTÓRIAS.

 


 

Comentários