Possibilidade da perda do acesso inquieta Avaí

Jogadores denunciaram atraso salarial (Foto: R.Pierre/AGIF)

Tudo indica que se trata de uma tormenta leve, que nunca chegará a tempestade. Trata-se da probabilidade de o Avaí perder a vaga de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro para o CSA O risco existe porque sete jogadores do clube catarinense denunciaram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que estão com salários atrasados. A punição ao clube pode ser de três pontos na classificação da Série B de 2021, o que tiraria o Leão do G4 e daria a quarta vaga ao CSA.

Em entrevista à CBN Diário, o especialista em Direito Esportivo Mário César Bertoncini disse ser difícil que a punição seja aplicada, mas não garantiu o Avaí na Série A:

– Dificilmente o Avaí será punido. Em relação ao processo em si, existe sim a possibilidade. Talvez a primeira lembrança seja o caso do Figueirense de alguns anos atrás, mas naquela situação ele foi acionado por outro clube. A legislação diz que deve ser acionado pelos próprios atletas ou pelo sindicato. No caso do Avaí, o requisito está cumprido. Tem um detalhe importante que são esses 30 dias que os atletas podem ajuizar a medida mesmo após o campeonato. Mudou a divisão, diretoria, então é natural que haja mudança. Os jogadores incomodados com os atrasos. A denúncia já foi feita e o Avaí terá que se manifestar. Ele tem o prazo de 15 dias para comprovar que já pagou ou que vai pagar.

Os sete jogadores que procuraram o Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina (SAPFESC) para realizar a denúncia não tiveram seus contratos renovados para o ano de 2022. A denúncia é baseada nos artigos 31, parágrafos 1º e 2º da Lei 9.615/98 c/c artigo 17, parágrafos 1º e 2º do Regulamento do Campeonato Brasileiro da Série B de 2021.

O Avaí tem, a partir do dia 21 de janeiro, que é quando o recesso do STJD termina, três dias para se manifestar. O presidente eleito do clube, Julio Heerdt, que assume o comando no dia 1º de janeiro, disse que os atletas não aceitaram esperar que a nova gestão tomasse posse do Avaí.

Foto: J. Pierre/AGIF

Comentários