FUTEBOL & ESSA COISA TODA... / Lenivaldo Aragão

 PETROLINA FEZ LEMBRAR O VELHO SANTA

Reprodução Globo Esporte

Guardadas as diversas proporções, a empolgante vitória do Petrolina sobre o poderoso Botafogo, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, deve ter causado na importante cidade sertaneja de quem o clube herdou o nome, uma alegria comparável àquela causada em 1919, no Recife, pelo Santa Cruz. Numa temporada na capital pernambucana, o mesmo Botafogo, só que com o time principal, tornou-se o primeiro clube do Centro-Sul a perder para uma equipe do Norte-Nordeste. Autor da façanha, o Santinha obteve um histórico triunfo diante do Glorioso por 3 x 2. Seu feito, paulatinamente, conforme as dificuldades de comunicação da época, espalhou-se pelo Brasil, tornando a Cobra Coral respeitada País afora.

CAMPEONATOS VAPT-VUPT

Na caminhada diária pelo calçadão de Boa Viagem, deparo-me com o treinador Alexandre Julião. A conversa, como não poderia deixar de ser, girou em torno de futebol. Entre os vários assuntos abordados veio à tona a dificuldade que os técnicos da base têm em dar experiência aos seus comandados. Os campeonatos são muito curtos e, às vezes, a meninada entra e sai sem disputar um clássico. Segundo Alexandre, a FPF já alegou que não pode tornar o certame mais longo para não onerar os clubes do Interior. Então, por que não realizar torneios à parte, em que os grandes possam se enfrentar mais de uma vez? indaga o treinador.

PLANTONISTA DOS AFLITOS

É o que se pode dizer do dinâmico fotógrafo José Araújo, que há muitos anos passa o dia no Náutico, documentando eventos e pessoas. Alvirrubros interessados em registrar uma visita à sede ou ao estádio são atendidos na hora. Muitas imagens da série “Náutico, Retrospecto de Todos os Jogos”, de Carlos Celso Cordeiro (em memória), têm sua autoria. Agora mesmo, na posse do novo presidente do clube, Diógenes Braga, Zé Araújo não deixou passar nada. Nascido no Brejo da Madre de Deus, município vizinho à minha Santa Cruz do Capibaribe, morador durante muito tempo de Caruaru, antes de se mudar para a Capital, o irrequieto e devoto profissional tem o “palacete” da Av. Conselheiro Rosa e Silva, como seu local de trabalho.

A COPINHA

É assim que chamam a Copa São Paulo. No seu início, de passagem por São Paulo para realizar um trabalho no exterior, na época em que era da revista Placar, cobri alguns jogos. Vi, certa vez, a torcida do Santos enxotar um torcedor do Fluminense, sob a ameaça de surrá-lo. Fiquei chocado. A beligerância nas arquibancadas anda não havia chegado em Pernambuco.

QUINA PERNAMBUCANA

Nesta edição da tradicional competição, que marca o aniversário da cidade de São Paulo, Pernambuco, como se sabe conta com cinco representantes. Além do chamado Trio de Ferro – Náutico, Santa Cruz e Sport – estão o Petrolina e o Retrô. O Leão já está classificado para a segunda fase, mesmo que ainda lhe falte um jogo a disputar.

CLÁSSICOS

Se Alexandre Julião reclama da falta de maior número de clássicos para a turma de baixo, no pelotão de cima não há motivo para chiadeira, principalmente em se tratando do famoso Clássico dos Clássicos, envolvendo Náutico e Sport. O Timbu e o Leão vão se encontrar no Campeonato Pernambucano (12/2), Copa do Nordeste e Série B (ida e volta). Quanto ao Santa Cruz, este enfrenta cada um dos velhos adversários uma vez, na fase classificatória do estadual. Mas pode haver repetição noutras etapas.

DESMOND TUTU

O mundo ainda lamenta a morte do grande pacifista e ao mesmo tempo lutador contra o apartheid, que tanto massacrou seu povo, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, aos 90 anos. Lembro-me de uma ocasião, quando ainda existia o Hotel Boa Viagem, e eu caminhava pela areia. Em sentido contrário surgiu um pequeno grupo de pessoas, à frente um cidadão caminhando a passos largos. Um verdadeiro atleta, pensei. Assustei-me ao verificar que se tratava do célebre religioso da África do Sul, em carne e osso. Tive que abrir bem os olhos para verificar se não estava tendo algum delírio. Mas era verdade. Tutu, como era tratado, se encontrava no Recife para um encontro com o nosso também pacifista e lutador Dom Hélder Câmara.

O TIME DELES

Fortunato Russo Sobrinho, comerciante – SPORT

João Campos, prefeito do Recife – NÁUTICO

Sebastião Oliveira, médico e deputado federal – SANTA CRUZ

Comentários