FUTEBOL & ESSA COISA TODA...

 Lenivaldo Aragão



ESTADUAL SOB RESTRIÇÕES



O Campeonato Pernambucano de 2022 está às portas. O Estado vive outro pique da Covid-19 e suas variantes, como acontece no mundo inteiro. Por aqui, as comemorações de fim de ano levaram as autoridades a concluir que eram necessárias novas medidas no sentido de frear as extravagâncias de muitos que acham que a tal pandemia já era. Assim, pelo menos nas três primeiras rodadas, os grandes estádios – Arruda, Arena, Ilha do Retiro e Aflitos – não comportarão mais de três mil espectadores. Os outros, de capacidade de seis mil torcedores para baixo, só poderão receber metade da lotação. Comprovante de vacinação tornou-se um item sine qua non. Tudo que for feito no sentido de evitar a propagação da terrível doença merece nossa aprovação.

Arena de Pernambuco: Foto Divulgação

MÁSCARAS

Outro dia, o espanhol Pep Guardiola se tornou o 21º profissional do Manchester United-ING diagnosticado com a terrível Covid-19. Pep fez um apelo dramático às autoridades inglesas para que tornassem obrigatório o uso de máscaras pelos torcedores nos estádios. Seria uma maneira de reduzir o risco do contágio, uma vez que em arquibancadas cheias é impossível observar o distanciamento exigido.

SÓ FALTOU A FERINHA

Foi uma pena a reviravolta que vitimou o Petrolina. A Fera Sertaneja estava ganhando por 2 x 0 e se classificando para a segunda fase da Copinha, porém se abestalhou e entregou o ouro ao bandido. Perdeu por 3 x 2 e veio embora. Pernambuco, à essa altura, estaria comemorando a passagem de seus cinco representantes para a nova etapa da competição. Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport estão lá.

O BURACO É MAIS EMBAIXO

É o que deve estar pensando o ex-craque Ronaldo Fenômeno sobre a onerosa mercadoria que acaba de comprar. O Cruzeiro, que passou de um simples clube esportivo para uma sociedade anônima, tendo seu ex-jogador como dono, não é tudo aquilo que ele pensava. Um intricado de problemas já está levando Ronaldo a pensar em desistir do negócio.

MESMA BNDEIRA

Finalmente, os três principais clubes de Pernambuco estão sob uma única bandeira em matéria de patrocínio máster. Trata-se da BetNacional, que está se espalhando pelo Brasil. Em tempos idos, tivemos as empresas pernambucanas Banorte e Excelsior Seguros e a internacional Coca Cola. O Banorte, além dos três grandes, patrocinava também o Central de Caruaru.

APOSTADORES

Sou do tempo em que cada estádio tinha um ponto em que os apostadores se reuniam durante os jogos para disputar, em dinheiro vivo, pago na hora, o resultado da partida, primeiro gol, primeiro escanteio, primeiro lateral, primeira bola na trave, primeira falta, público, renda e por aí vai. Muito “negócio” era feito antecipadamente, às vésperas dos jogos, numa calçada da Rua do Imperador, ponto de encontro diário da turma.

O “CÂMBIO”

Uma vez fui a Belo Horizonte cobrir um jogo. Santana, um dos mais conhecidos apostadores daqui, com seu vozeirão e um rádio portátil maior do que o do saudoso Zé do Rádio, pediu-me que de lá lhe passasse o “câmbio”. Para isso me reembolsaria pela despesa que teria para enviar a informação via telegrama Western, inúmeras vezes mais rápido que a mensagem comum e, naturalmente, mais caro. Desculpei-me, mas não aceitei a missão. Ele queria saber como, no Café Nice, o QG dos apostadores mineiros, o pessoal estava apostando em público: abaixo de 30 mil, acima de 50 mil etc. E renda também. Eu me dava muito bem com Santana, mas não ia me meter numa arapuca dessas.

TAPETES

A Federação Pernambucana de Futebol promete gramados bem tratados no Pernambucano 2022. A Greanleaf, uma empresa tampa no ramo, é quem vai cuidar deles.

O TIME DELES

ALCEU VALENÇA (compositor e cantor)-Sport

GETÚLIO CAVALCANTI (compositor e cantor) - Santa Cruz

JOTA MICHILES (compositor e cantor) - Náutico

 


 

 

Comentários